O Brasil possui o direito de explorar uma extensa área oceânica, com cerca de 5,7 milhões de km2, o que equivale a, aproximadamente, metade da nossa massa continental.
No mar estão as reservas do pré-sal e dele retiramos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzido no País. Por nossas rotas marítimas, escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.
Buscando alertar a sociedade sobre a importância estratégica desse imenso espaço marítimo, a Marinha do Brasil passou a denominá-lo "Amazônia Azul".
Portanto, é imprescindível conscientizarmos o povo brasileiro quanto ao imenso patrimônio existente em nossas águas e à imperiosa necessidade de protegê-lo e preservá-lo, para garantirmos a posse sobre esse tesouro que, mesmo ainda incalculável, pertence ao Brasil e a todos os brasileiros.
Petróleo
Gás Natural
Pescado
Conheça a Amazônia Azul.
Depoimentos de pessoas que conhecem bem o valor da nossa Amazônia Azul.
"A minha motivação veio do gosto pelas coisas do mar e pelo entusiasmo que tinha, desde criança, com relação aos militares e ao mergulho".
"A vida no mar é controlada pelos elementos, pela natureza. Gosto dessa sensação, ela me faz ter mais esperança num futuro melhor para os últimos grandes espaços naturais da Terra, lugares onde a natureza ainda dita totalmente o ritimo da vida."
"Quem vive ou trabalha nesses pontos distantes do mapa pode se considerar embaixador do Brasil. São essas pessoas que nos representam. São elas o Brasil no meio do Atlântico, nossa garantia de que as águas à nossa volta continuem a ser extensão natural do nosso País."