Page 34 - Marinha em Revista
P. 34

Escola Naval, além de aprimorar a for-
               mação cultural dos futuros oiciais. O
               itnerário  do navio contempla diversos
               portos das Américas, Europa e Ásia e,
               durante os dias no mar, são ministradas
               aulas práticas de navegação, meteorolo-
               gia, marinharia, operações navais, con-
               trole de avarias e administração naval,
               bem como é conduzida a importante
               fase de adaptação da vida a bordo.
                  A futura oicial intendente da Mari-
               nha Guarda-Marinha Fernanda Fonse-
               ca explica: “minha principal expectativa
               diante da carreira é poder servir à Mari-
               nha do Brasil da melhor forma possível,
               aprender bastante e conhecer outros
               lugares do mundo”. Ela airma ainda
               que gostaria de conhecer Grécia, Itália e
               Holanda durante a viagem de instrução.
               Para ela, a principal diiculdade encon-
               trada durante o curso foi administrar o
               tempo entre trabalho, estudo e treina-
               mento físico.
                  Além da formação militar-naval
               inerente à carreira, a Escola Naval, por
                                                Guardas-Marinha mulheres durante formatura, acompanhadas da CA (MD) Dalva
               meio do desenvolvimento de ativida-
               des complementares, aprimorou nesses
               quatro anos, os aspectos físicos, cívicos
               e culturais das aspirantes, assegurando  os mesmos. Tivemos aula juntos, com  adaptação com os novos aspirantes que
               que as futuras oiciais da Marinha es-  os mesmos instrutores, então temos a  incorporam à carreira militar. Durante
               tivessem plenamente preparadas para  mesma base.”               a 51ª Navamaer, tradicional competição
               exercer as funções a elas atribuídas.  A presença dos familiares, de acor-  esportiva entre as três Forças Armadas,
               Algumas relatam que as diiculdades  do com as futuras oiciais, durante o  realizada em julho de 2017, a aspirante
               são naturais e muitas vezes as mesmas  processo de formação, foi fundamental  Laís Menezes subiu no lugar mais alto
               de qualquer outra atribuição. “Acredito  para o sucesso dessas jovens. Segundo a   do pódio por cinco vezes nas competi-
               que a nossa carreira se cria com base nas  Guarda-Marinha hais Oliveira: “ o or-  ções de atletismo, por exemplo.
               decisões que tomamos durante o nosso  gulho e a motivação dos meus familiares   Os  laços estabelecidos durante o
               caminho, espero ser sábia o bastante e  foram o que  me manteve forte durante   período de formação são uma iloso-
               fazer boas escolhas”, conclui a Guarda  esses anos. Foram períodos marcados  ia incentivada por todos os oiciais do
               -Marinha Géssica Custódio, de Brasília.  por inúmeras lágrimas de dor, orgulho  Comando do Corpo de Aspirantes da
                  A Guarda-Marinha haísa Azevedo  e emoção, um período marcado pelo  Escola Naval. A primeira colocada das
               relembra os anos de formação e reitera   suor”. hais acrescenta que o resultado   intendentes, a Guarda-Marinha Na-
               que sempre houve a preocupação em  do convívio diário foi muito importante  raiane airmou: “Após estes anos, posso
               tratar homens e mulheres como mili-  para o desenvolvimento do espírito de  ratiicar que vale muito a pena. A Esco-
               tares, independentemente do gênero,  turma.                     la Naval nos formou grandes homens
               mentalidade que sempre foi mantida na   Enquanto aspirantes, as futuras  e mulheres, prontos para servirmos à
               instituição: “as cobranças impostas aos  oiciais participaram de diferentes ati-  Pátria. Minhas companheiras de turma
               meus colegas do sexo masculino foram  vidades: representações, eventos, ativi-  têm muito a ver com isso, pois a convi-
               as mesmas impostas a nós. Os ensina-  dades esportivas que culminaram com  vência com elas me fez ser forte e perse-
               mentos passados, tanto do militaris-  a conquista de medalhas em competi-  verar. Sou muito grata a Deus por tudo
               mo, quanto da parte acadêmica, foram  ções, além da condução de períodos de  o que passei aqui”.


               32
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39