OPERANTAR

Paradas logísticas em Rio Grande e Punta Arenas

Desinfecção de material


No dia 16 de outubro, o Navio fez uma parada logística em Rio Grande (RS), no Complexo Naval da 4a Seção da Barra, onde contou com o suporte do Comando do 5º Distrito Naval e da Estação de Apoio Antártico em Rio Grande (ESANTAR-RG), para preparação e desinfecção dos materiais destinados à montagem de acampamentos científicos na Península Antártica, bem como das vestimentas especiais para o frio, além de outros itens.


Recebimento de material e das vestimenas antárticas


Passada essa etapa, o “Gigante Vermelho”, como é carinhosamente chamado o H-44, lançou-se ao mar em direção sul, rumo a Punta Arenas, costeando o Uruguai e a Argentina, para mais uma fase da missão. Navegou pelo Estreito de Magalhães, chegando na cidade chilena em 24 de outubro, onde deu continuidade às atividades logísticas com o embarque de materiais, gêneros alimentícios, sobressalentes, equipamentos e combustíveis.

O “Ary Rongel” desatracou de Punta Arenas no dia 25 de outubro.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar