OPERANTAR

Navio Polar “Almirante Maximiano” realiza lançamento de boia ondógrafo de deriva

No dia 15 de novembro, o Navio Polar “Almirante Maximiano” realizou o primeiro lançamento de boia ondógrafo de deriva, na sua derrota entre o Rio de Janeiro-RJ e Rio Grande-RS. Durante a Operação Antártica (OPERANTAR) XL, os Navios Polares “Almirante Maximiano” e Ary Rongel realizarão o lançamento de 40 boias ondógrafos de deriva, desde a saída do Rio de Janeiro até a região Antártica. O lançamento dessa boias é fruto de uma parceria entre a empresa norte-americana SOFAR; o Projeto PTMETOC Antártica Verão, do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM); e o Projeto Antarctic Modeling and Observation System (ATMOS), liderado pelo Laboratório de Estudos do Oceano e da Atmosfera (LOA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

As boias acompanham a trajetória das correntes oceânicas de superfície e são capazes de realizar medições de ondas, da temperatura superficial da água e estimam a velocidade do vento em superfície. Além disso, os dados são transmitidos em tempo real para os Navios Polares, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), pesquisadores do INPE e equipe de previsores do Serviço Meteorológico Marinho (SMM) brasileiro.

Os dados coletados são fundamentais para ampliar o conhecimento científico da dinâmica oceanográfica e atmosférica na região, bem como para garantir a segurança e navegação e apoiar as atividades logísticas do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) durante as Operações.



Página inicialEntenda a OPERANTARAcompanhe os naviosProjetos de pesquisaOPERANTAR em números

A Operação Antártica - OPERANTAR - inicia seu 40º ciclo em Outubro de 2021. A presença brasileira na Antártica culminou, em 12 de setembro de 1983, com a inclusão do País no seleto grupo de Membros Consultivos, colocando-o em posição privilegiada no cenário global.

Copyright © 2021 - Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar