Page 50 - Marinha em Revista
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“Apesar de o maquinário ser
                                                                                  do século XIX, o equipamento
                                                                                  continua sendo operado
                                                                                  manualmente, da mesma
                                                                                  forma que os antigos
                                                                                  marinheiros realizavam as
                                                                                  manobras”
                                                                                  Capitão dos Portos da Bahia,
                                                                                  Capitão de Mar e Guerra Silva
                                                                                  Reis






    Foto de 1860 mostra guindaste no antigo Arsenal de Marinha da Bahia



               trole de patrimônio histórico e cultu-  O Marinheiro João Henrique Leal  encontrado autentica a imagem re-
               ral da Marinha diz que o maquiná-  de Santana, que serviu por cinco anos  gistrada em 1860 pelo fotógrafo in-
               rio tem capacidade de içar pesos de  na divisão, dá detalhes do funciona-  glês Benjamin R. Mulock, na qual é
               aproximadamente dois mil quilos e  mento do equipamento, que tem duas  possível visualizar o guindaste. Este
               considerando o tempo de amarração  velocidades, leve e pesada, e devem  documento contextualiza o marco
               dos cabos até a embarcação chegar ao  ser alteradas de acordo com a neces-  temporal da chegada do maquinário
               local desejado, o desempenho com-  sidade. “Ele também é utilizado para  em Salvador, que, provavelmente,
               pleto do guindaste leva cerca de 40  içar boias e motores, mas a inalidade  ocorreu entre 1856 a 1860”, conclui.
               minutos.                        principal é operar com as embarca-
                  Segundo o encarregado da Divi-  ções”, explica.              OPERACIONALIDADE HISTÓRICA
               são de Manutenção de Embarcações e                                 Considerando todos os anos em
               Viaturas, o servidor civil da Marinha  DOCUMENTO ENCONTRADO     atividade, o equipamento sempre es-
               Eduardo Bonim, ao todo, são ne-    Na busca por mais informações  teve em funcionamento. O Capitão
               cessários três militares para acionar  sobre o guindaste, o Segundo-Sar-  dos Portos da Bahia, Capitão de Mar
               o funcionamento do guindaste. Um  gento Daiverson Melo Jasmim, his-  e Guerra Leonardo Andrade da Silva
               ica no freio e dois na manivela. “Pre-  toriador, voluntariou-se na busca por   Reis, acredita que o segredo da dura-
               ferencialmente, utilizamos o guin-  mais registros históricos sobre o equi-  bilidade do equipamento está na qua-
               daste durante a maré alta para dimi-  pamento.  Em 2015, ele teve acesso a  lidade da fabricação e no trabalho de
               nuir o esforço dos militares, já que a  um documento oicial armazenado  manutenção que é realizado mensal-
               distância a ser içada será menor”, co-  no site Center for Research Libraries.  mente com a utilização de lubriican-
               menta o servidor, que trabalha há 21  Nele, há relatos da aquisição de um  te, pintura, tratamento de ferrugem
               anos na Capitania.              maquinário de içar de origem inglesa   e limpeza. “Frequentemente, o guin-
                  Eduardo conta que nunca soube e  pelo então Ministério da Marinha do  daste é utilizado para içar e arriar as
               não há registros de acidentes envol-  Brasil para o Arsenal de Marinha da   embarcações e, apesar de o maquiná-
               vendo o equipamento. Mesmo o ma-  Bahia, com data de 1857.      rio ser do século 19, o equipamento
               quinário sendo considerado seguro, é   Em 2016, foi lançado um livro  continua sendo operado manualmen-
               necessário ter atenção durante o seu  comemorativo dos 170 anos da Ca-  te, da mesma forma que os antigos
               manuseio, que necessita da presença  pitania dos Portos da Bahia e nele há   marinheiros realizavam as manobras
               de uma pessoa coordenando a ativi-  informações baseadas na pesquisa  e mantendo-o com muito esmero”, de-
               dade.                           do Sargento Daiverson. “O relatório  clara o Capitão dos Portos.



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