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Nomar - junho 2017 - nº 902


                                    Marinha do Brasil acompanha

                                      operação piloto Ship-to-Ship

























            Operação piloto Ship-to-Ship no Terminal de Angra dos Reis (RJ)


               A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de   A operação Ship-to-Ship  pode ser realizada em
            Portos e Costas (DPC) e da Delegacia da Capitania dos   áreas portuárias ou em mar aberto, visando à exporta-
            Portos em Angra dos Reis (DelAReis), acompanhou     ção de petróleo bruto extraído das bacias petrolíferas,
            uma operação piloto de transferência de carga entre   com  signiicativa  redução  de  custos  operacionais.  A
            navios  a  contrabordo.  Denominada  Ship-to-Ship, a  utilização do terminal é mais uma alternativa para
            atividade foi realizada, em 12 de maio, no Terminal de   operações dessa natureza, com a prerrogativa de
            Angra dos Reis (RJ) e envolveu os navios petroleiros   poder operar com navios do tipo VLCC.
            “Brasil 2014” e “TI Hellas” (VeryLargeCrude  Carrier   A DPC já está em fase de elaboração de procedi-
            – VLCC).                                            mentos especíicos para esse tipo de operação, que
               Com o foco nos aspectos relacionados à segurança   serão inseridos nas Normas da Autoridade Marítima
            da  navegação e à preservação do meio ambiente, a   sobre Tráfego e Permanência em Águas Jurisdicionais
            ação aconteceu para que pudessem ser comprovados    Brasileiras (NORMAM-08/DPC). Estiveram a bordo
            os resultados dos estudos e simulações no Tanque de   dos navios, representantes do Instituto Estadual do
            Provas Numérico da Universidade de São Paulo, um    Ambiente, da Prefeitura de Angra dos Reis, bem como
            simulador capaz de representar condições idênticas  técnicos da Petrobras e da Transpetro, acompanhan-
            às geradas em um tanque físico.                     do toda a atividade.


                        AvHoFlu “Caravelas” realiza mapeamento da

                                        hidrovia Paraguai-Paraná



               De 24 de abril a 8 de junho, o Aviso Hidroceanográico   rio  e  assim  identiicaram,  com  clareza,  nas  imagens
            Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas” realizou a  Comissão  tridimensionais, todas as feições do leito.
            “SONDOPE 2017”. Nesse período, o navio trabalhou para
            a  atualização  cartográica  do  trecho  exclusivamente
            paraguaio da hidrovia Paraguai-Paraná. Principal rota
            luv  d  exportaçã  par  a  economia  da  Argentina,
            Bolívia e Paraguai, a hidrovia se estende por quase
            3.500 km entre Cáceres, no Mato Grosso, e Nueva
            Palmira, no Uruguai.
               A Comissão foi fruto de um acordo bilateral entre
            os governos e as Marinhas do Brasil e do Paraguai
            para  sondage    levantament  hidrográic  d  uma
            faixa de 213 quilômetros da  hidrovia. Nos resultados
            apresentado  pel  navio  fora  identiicada  três
            embarcações naufragadas no Passo Arrecifes (um dos
            trechos mais perigosos do Rio Paraguai).
               Para   essa  ação,   foram   utilizadas  lanchas
            hidrográica    co    ecobatímetro   monofeix    e
            multifeixe, que fazem parte do rol de equipamentos
            mais modernos para sondagem em águas rasas. Esses
            equipamentos escanearam 100% do assoalho do         AvHoFlu “Caravelas”

             4                                                          Centro de Comunicação Social da Marinha
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