IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA - SIMWEB



   

O novo Sistema de Identificação, via Web (SIMWEB ) , entrou em operação no último dia 16 de novembro, no Serviço de Identificação da Marinha ( SIM ) e em todos os Postos Locais de Identificação da Marinha (PLIM) dos Distritos Navais, em substituição ao antigo sistema denominado SISGIM, em uso há 12 anos.

O SIMWEBfoi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais ( CASNAV ) e representa um marco na aplicação da tecnologia digital de identificação para a Marinha do Brasil. O seu emprego está inteiramente voltado para a atividade-fim do SIM e está desenvolvido numa plataforma 100 % digital.

Essa modalidade de identificação utiliza o reconhecimento da impressão digital por meio de leitor ótico para a coleta das digitais, eliminando o tradicional entintamento dos dedos.
A partir das informações coletadas nesse leitor biométrico, o SIMWEB poderá integrar-se ao Sistema de Identificação Digital Automatizado (AFIS, sigla em inglês), tornando possível, em pouco tempo de pesquisa e com apenas um fragmento de impressão digital, a identificação de qualquer indivíduo cadastrado.

Entre algumas vantagens do sistema, vale mencionar a rapidez, qualidade e modernização nas emissões das carteiras de identidade, além da opção de marcação e consulta dos processos de identificação pela Intranet ou Internet.

Com a captura eletrônica da impressão digital, fotografias e assinatura, os identificandos da Marinha farão parte de um banco de dados com elevados requisitos de segurança, garantia e integridade das informações.

Por fim, cabe ressaltar que o SIMWEB está, também, em consonância com as exigências estabelecidas para o Projeto RIC Registro de Identidade Civil, que, em breve, estará sendo implementado pelo Governo Federal.



A entrada em operação do SIMWEB contou com as presenças do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Castro Leal, e do Diretor do Pessoal Militar da Marinha, Vice-Almirante Carlos Augusto. Na ocasião, o Diretor do SIM, Capitão-de-Mar-e-Guerra (IM) Valavicius acompanhou a demonstração de identificação do Capitão-Tenente (Reformado) Pedro Gonçalves dos Santos, de 94 anos de idade.