Portal do Governo Brasileiro

Secretaria da

Comissão Interministerial para os Recursos do Mar

MARINHA DO BRASIL

VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL > PPGMAR

FORMAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS EM CIÊNCIA DO MAR

ANTECEDENTES

gráfico do PPGMAR

A percepção de que as instituições de ensino, os programas de graduação, pós-graduação e os grupos de pesquisa que estudavam o mar no Brasil estavam aquém das necessidades nacionais para promover o conhecimento integrado do Mar Territorial, da Zona Econômica Exclusiva e da Plataforma Continental Jurídica Brasileira revelou a necessidade de ações voltadas ao fortalecimento da formação de recursos humanos na área de Ciências do Mar.


imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

CRIAÇÃO

imagem representa consolidação dos grupos de pesquisa e pós-graduação em Ciências do Mar

A “Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar“ é uma ação desenvolvida no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), conforme inicialmente estabelecido no VI Plano Setorial para os Recursos do Mar. Criado pela Portaria nº 232, de 14 de setembro de 2005, do Comandante da Marinha/Coordenador da CIRM, o Comitê Executivo PPG-Mar, visa apoiar, consolidar e avaliar a formação de pessoal em Ciências do Mar, por intermédio de cursos de graduação e pós-graduação.


imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

OBJETIVO

O PPG-Mar tem por objetivo "fortalecer a formação de recursos humanos qualificados para promover o conhecimento sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinho e costeiro".

gráfico do PPGMAR

Nesse sentido, o PPG-Mar desenvolve iniciativas que visam robustecer a habilitação e maximizar a utilização de Recursos Humanos em Ciências do Mar no Brasil, nos campos de Oceanografia, Engenharia de Pesca, Aquicultura, Engenharia Oceânica, Biologia Marinha, Geologia Marinha e outras áreas de ensino e pesquisa que têm relação com o ambiente marinho.

O Brasil conta com 40 cursos de graduação de modalidades identificadas como pertencentes à área de Ciências do Mar e 28 programas de pós-graduação com linhas de pesquisa e/ou produção científica em que predomina esta temática.

Informações sobre o cronograma de atividades, assim como os resultados alcançados, podem ser encontrados no Portal "Ciências do Mar Brasil": www.cdmb.furg.br


imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

METAS

- Ampliar para 90% a quantidade de mestres e doutores do corpo docente dos cursos de graduação em Ciências do Mar;

- Ampliar em 100% o número de mestres titulados anualmente em programas de pós-graduação em que predomina a temática de Ciências do Mar;

- Ampliar em 150% o número de doutores titulados anualmente em programas de pós-graduação em que predomina a temática de Ciências do Mar;

- Dobrar o número de periódicos nacionais da área de Ciências do Mar avaliados;

- Triplicar a oferta de material didático (títulos), baseado na realidade nacional, para uso dos estudantes da área de Ciências do Mar;

- Triplicar a quantidade de tese e dissertações depositadas no repositório de Ciências do Mar; e

- Atender 70% dos graduandos na área de Ciências do Mar que necessitam realizar práticas de experiência embarcada (cem horas).

imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

INDICADORES

A identificação e a aferição dos aspectos relacionados ao PPG-Mar, feitas periodicamente, obedecerão o seguinte:

AFERIÇÃO UNIDADE DE MEDIDA REFERÊNCIA
DATA ÍNDICE

Porcentagem de docentes com título de Mestre e Doutores em Ciências do Mar.

Fonte: CAPES/MEC

% 2012 80

Número de mestres formados anualmente nos PPG em que predomina a temática de Ciências do Mar.

Fonte: CAPES

UN 2012 310

Número de doutores formados anualmente nos PPG em que predomina a temática de Ciências do Mar.

Fonte: CAPES

UN 2012 80

Número de periódicos da área de Ciências do Mar.

Fonte: CAPES

UN 2015 2

Número de livros elaborados e publicados em Ciências do Mar.

Fonte: PPG-Mar

UN 2015 1

Quantidade de teses e dissertações depositadas no repositório de Ciências do Mar.

Fonte: PPG-Mar

UN 2015 2.500

Taxa de graduandos, em Ciências do Mar, atendidos com experiência embarcada.

Fonte: PPG-Mar

% 2014 10

imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

COMPOSIÇÃO

trabalho de campo no navio

Para desenvolver as atividades voltadas ao fortalecimento da formação de Recursos Humanos para o estudo do mar o PPG-Mar compõe-se de representantes de Ministérios, do setor acadêmico ligados ao tema e de outras instituições.

O PPG-Mar é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e integrado por representantes dos seguintes Órgãos:

- MINISTÉRIOS - da Educação, das Minas e Energia, de Ciências e Tecnologia, Inovação e Comunicações, do Meio Ambiente, da Agricultura Pecuária e Abastecimento, da Defesa.

- OUTROS ÓRGÃOS - Marinha do Brasil (EMA), Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidades com Cursos de Graduação em Ciências do Mar e Universidades com Cursos de Pós-Graduação em Ciências do Mar.


imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

ATIVIDADES

informativo sobre o quinto encontro de coordenadores de cursos de ciências do mar

No desenvolvimento das atividades necessárias para alcançar os seus objetivos, o PPG-Mar tem optado, entre outras, por criar Grupos de Trabalho - GTs temáticos, de caráter temporário, reunindo especialistas e colaboradores, que analisam alternativas e executam atividades relacionadas aos temas de interesse.

Para dar agilidade aos trabalhos, a coordenação do PPG-Mar vem realizando Encontros e Workshops periódicos, oportunidades em que os participantes definem ações e avaliam resultados.

No momento estão atuando os seguintes Grupos de Trabalho: Experiência Embarcada; Periódicos; Material Didático; Qualificação Docente; Empreendedorismo; Mercado de Trabalho; Ensino Técnico; Descobrindo os Oceanos; Mergulho Científico e Educação Ambiental.


imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo

PERSPECTIVAS

trabalho de campo do PPGMAR

O PPG-Mar tem se mostrado uma ação positiva para dar unidade ao ensino e as pesquisas na área de Ciências do Mar. A adoção de uma definição objetiva para a área teve o mérito de permitir a identificação de quais cursos de graduação e programas de pós-graduação têm este tema como interesse principal.

As atividades desenvolvidas pelo PPG-Mar vêm sendo reconhecidas no meio acadêmico brasileiro atuante em Ciências do Mar, seja de ensino ou de geração de conhecimento.

O PPG-Mar é peça indispensável para estimular a formação de Recursos Humanos neste domínio do conhecimento, essencial para a exploração e aproveitamento das riquezas existentes no Mar Territorial, na Zona Econômica Exclusiva, e na Plataforma Continental Jurídica Brasileira, agora AMAZÔNIA AZUL.


imagem indicando link para voltar ao topo da páginaVoltar para o topo
logo de acesso à informação do governo federal logo do governo federal