A Conferência

"Evento de singular relevância para a indústria marítima e de grande projeção do Brasil junto à Comunidade Marítima Internacional"

O que é

A Conferência da IALA é um evento essencialmente técnico, onde são apresentados os últimos desenvolvimentos tecnológicos em equipamentos, sistemas, redes e processos no campo dos Auxílios à Navegação marítima e de águas interiores.

Na Conferência 2023, no Rio de Janeiro, serão 80 apresentações técnicas, para um público de 600 delegados representando até 97 países.

Haverá ainda uma Exibição Industrial, em uma área de 2 mil metros quadrados, com a presença dos principais atores da indústria relacionada aos auxílios à navegação.

Local: Centro de Convenções & Hotéis Windsor

Tema

Tema: “Auxílios à Navegação Marítima - Inovação para um futuro sustentável”

Tópicos:
• Tecnologias de conectividade digital nos Auxílios à Navegação Marítima
• Auxílios à Navegação em um mundo virtual e crescentemente autônomo
• Trocas de informações, desafios e implementações
• Risco Cibernético e serviços resilientes
• Gerenciamento de Riscos
• Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural dos Auxílios à Navegação Marítima
• Sustentabilidade no provisionamento dos serviços de Auxílios à Navegação Marítima
• Tecnologias atuais – Melhores práticas e desenvolvimentos

Temas de interesse nacional, com impacto na infraestrutura do País e, consequentemente, no Desenvolvimento Nacional.

A busca pelo aprimoramento dos Auxílios à Navegação abrange diversas áreas do conhecimento humano, como:

• Materiais (desenvolvimento, confecção, resistência e manutenção);
• Fontes de energia alternativa (Geração e armazenamento de carga);
• Ótica (Modernas fontes luminosas, propagação de ondas do espectro luminoso);
• Eletrônica (equipamentos de Auxílios à Navegação e Comunicações)
• TI (Compartilhamento e armazenagem de Informações digitais); e
• Telecomunicações (Transmissão e recepção de dados por meio de dispositivos baseados no espaço ou em terra;

Público-Alvo

O público-alvo do evento são os Membros da IALA em suas diferentes categorias: Nacionais, Associados, Industriais e Honorários – bem como a comunidade marítima com interesse em Auxílios à Navegação/Segurança da Navegação em âmbito nacional e internacional.

Após a Conferência, por meio de divulgação de trabalhos apresentados, catálogos de produtos constantes na Exibição Industrial, relatórios e vídeos, o evento alcança toda a comunidade internacional envolvida com Auxílios à Navegação Marítima/Fluvial.




Histórico

A IALA – International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities – é uma associação técnica internacional sem fins lucrativos, fundada em 1957.

A IALA

É constituída por entidades governamentais ou não, tais como Autoridades de Auxílios à Navegação Marítima e/ou Fluvial, Indústrias de “softwares”, equipamentos, sistemas e redes de Auxílios à Navegação, Especialistas, Consultores, Institutos Científicos e Institutos de Formação e Treinamento de todas as partes do mundo, oferecendo-lhes oportunidades de trocar e comparar experiências e realizações.

Seu propósito é oferecer a seus Membros a oportunidade de compartilhar experiências e avanços tecnológicos nesse fundamental campo da Indústria Marítima, por meio da cooperação internacional, incentivado-os a, em um esforço comum, desenvolver e harmonizar Auxílios à Navegação em prol da Segurança da Navegação Marítima e Fluvial em todo o globo.

Busca-se garantir, assim, a movimentação de navios com Segurança (vida humana e propriedade no mar e nos rios), Eficiência e Economia, também contribuindo, por natural consequência, para a Proteção do Meio Ambiente e para a Segurança Hídrica, ao se reduzir o risco de acidentes e minimizar a possibilidade de despejo de poluentes na água e na atmosfera.

Nesse contexto, seu abrangente e ambicioso Lema é: "Successful Voyages, Sustainable Planet"

Propósito

Para alcançar esse propósito, a IALA, considerando as necessidades dos navegantes, os desenvolvimentos tecnológicos em diversos campos do conhecimento humano, bem como os requisitos e restrições das Autoridades de Auxílios à Navegação, estabelece Comitês Técnicos, aos quais concorrem especialistas de todo o mundo.

O trabalho dos Comitês Técnicos visa identificar, desenvolver e estabelecer as melhores práticas comuns, por meio da elaboração e publicação de documentação técnica, destacando-se as principais:
• 7 Normas de Padronização;
• 101 Recomendações;
• 160 Diretrizes;
• 3 Manuais;
• 44 Modelos de Cursos;
• 1 Dicionário de Auxílios à Navegação.
Os principais assuntos técnicos em desenvolvimento na IALA atualmente são:
• VTS
• e-Navigation
• GNSS
• Incremento de conectividade e interoperabilidade
• Estrutura de apoio a navios autônomos
• Aperfeiçoamento constante dos Auxílios à Navegação tradicionais
• Uso de ferramentas da IALA para análise e gerência de risco para navegação em águas restritas
• Auxílios à Navegação em condições ambientais extremas
• Aplicabilidade de Inteligência Artificial
• Aplicabilidade da internet das coisas
• Cyber Security

Participação do Brasil

O Brasil é associado à IALA desde 1961 e tem assento em seu Conselho, que é formado por 24 países, desde 1998.

Desde que se associou, o país teve representantes em todas as Conferências realizadas. É assíduo nas reuniões do Conselho e foi anfitrião das reuniões realizadas em 2001, 2011 e 2022.

Tendo em vista as dimensões geográficas, políticas, econômicas e estratégicas do Brasil internacionalmente, em especial no Atlântico Sul, o Conselho da IALA aceitou que o país viesse a ser o Anfitrião da 20ª Conferência Internacional da IALA, sendo a Marinha do Brasil o órgão responsável pela organização, preparação e realização desse importante evento à Segurança da Navegação.

Conferências anteriores

A Conferência tem periodicidade quadrienal e é o evento de maior destaque e abrangência da IALA.

Possui significativa relevância para a Indústria Marítima como um todo, tendo em vista a importância da Segurança da Navegação à essa Indústria - mais de 80% do Comércio Internacional é realizado por via marítima e vias navegáveis interiores (no Brasil, esse percentual ultrapassa os 90%).

Como constatado pelo mapa acima, a 20ª Conferência Internacional da IALA no Brasil será o maior evento sobre Segurança da Navegação já realizado na América Latina.




Eventos Paralelos:

"Conscientizar a sociedade brasileira quanto à importância dos Auxílios à Navegação e o seu impacto na vida cotidiana, por sua influência na economia nacional e na preservação do meio ambiente."

4º Seminário da IALA

4º Seminário da IALA sobre Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural dos Auxílios à Navegação

Será realizado nos dias 27 e 28 de maio, fim de semana que antecede o início da Conferência.

A escolha do Brasil como sede desse evento contribuiu para que o Farol de Santo Antônio da Barra, em Salvador, BA, fosse eleito o "IALA Heritage Lighthouse of the Year – 2020", distinção conferida pela IALA à um farol pela segunda vez, tendo sido o primeiro o histórico Farol de Cordouan, na França, em 2019.

Visita Virtual

Conduzida a partir das instalações do Complexo Windsor, a Visita Virtual contará com imagens em 360º, que irão levar um pouco do Farol da Ilha Rasa até o público presente.

Trata-se de um evento gratuito, que visa promover a consciência marítima nacional a todos, por meio de acessibilidade e inclusão.

O projeto, desenvolvido pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), poderá ser utilizado posteriormente em outros locais e ocasiões.

Visita Virtual

Como evento paralelo à Conferência e, de forma a integrar a sociedade e a mídia, será realizada a Exposição Fotográfica “Augustin – Jean Fresnel”, sobre as famosas lentes que emprestam o nome de seu idealizador.

Em 2023, as lentes Fresnel completam 200 anos contribuindo para evitar acidentes e perdas de vidas no mar, continuando em uso efetivo nos Auxílios à Navegação e a bordo dos navios.







PROGRAMAÇÃO