Portal do Governo Brasileiro

Notícias - Comando do 5º Distrito Naval

12/12/2017

Comando do 5º Distrito Naval tem novo Comandante

Comando do 5º Distrito Naval tem novo Comandante

No dia 11 de dezembro de 2017, em cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, realizada na sede do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), em Rio Grande, o Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes transmitiu o cargo de Comandante do 5º Distrito Naval ao Vice-Almirante José Renato de Oliveira. Em sua despedida, o Comandante exonerado ressaltou ter sido uma honra ter Comandado o 5º Distrito Naval.

Após o período de quase dois anos como Comandante do 5º Distrito Naval, o Vice-Almirante Cardoso Gomes assumirá, no dia 14 de dezembro, em Brasília, o cargo de Diretor de Departamento de Ensino do Ministério da Defesa.

Comandante Empossado

O novo Comandante, Vice-Almirante José Renato de Oliveira, é natural do estado do Rio de Janeiro. Entre suas principais comissões estão o Comando do Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guilhem”; da Fragata “Greenhalgh” e do Navio-Aeródromo “São Paulo”; a chefia do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval; a Subchefia de Inteligência Operacional e de Operações, do Comando de Operações Navais; Comando da Força de Superfície; e a Direção de Sistemas de Armas da Marinha, seu último cargo.

Ao se pronunciar, o Comandante empossado destacou o sentimento de orgulho e felicidade por ter sido designado para exercer tão importante cargo, onde em 03 de fevereiro de 1983, quando aspirante da Escola Naval, desfilou pelas ruas riograndinas por ocasião da transferência da sede do Com5°DN da cidade de Florianópolis pra cá.


« Lista de Notícias