Portal do Governo Federal
Você está aqui:  CGCFN -> Comunicação Social -> Destaques ->
     
     

CPesFN realiza Projeto “Construindo o Futuro”

                  

Militares e Servidores Civis assistindo a palestra do Projeto “Construindo o Futuro”

 

      Nos dias 23 e 24 de novembro aconteceu, na Casa do Marinheiro, o Projeto “Construindo o Futuro”. Durante dois dias, militares e servidores civis que se encontram a pelo menos dois anos da reserva/aposentadoria, foram convidados a assistir uma programação totalmente voltada para orientação e preparação deles, com o objetivo de ampliar sua visão e a de seus familiares para essa nova etapa de suas vidas.

      Idealizado pelo Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), a iniciativa contou com a organização do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf), Comando da Tropa de Reforço (ComTrRef) e Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alvez (CIAMPA), além, é claro, do próprio CPesFN. Para sua realização, teve ainda o apoio da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) e da Casa do Marinheiro.

 

V Alte Leitão realizando a abertura do evento

 

      Os dois dias do projeto foram presididos pelo Vice-Almirante Carlos Alfredo Vicente Leitão, Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) que, em suas palavras de abertura, enfatizou a importância do comprometimento do militar e seus familiares no processo de passagem para a reserva.

 
Palestrante Mônica Younes de Souza no primeiro dia do Projeto
 

      A primeira palestra do dia, intitulada “Preparação para a Reserva e a Aposentadoria – Lidando com as perspectivas”, foi ministrada pela Coordenadora do Programa Espaço servidor da UERJ, Sra. Perciliana Costa Rodrigues, Mestre em Educação, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente e graduada em Serviço Social; e também pela Integrante da equipe hospitalar de Geriatria e Gerontologia da Secretaria Estadual de Saúde, Sra. Mônica Younes de Souza, graduada em Psicologia, com aperfeiçoamento em envelhecimento e saúde da pessoa idosa na FIOCRUZ. Após a apresentação, deu-se início aos debates sobre o tema proposto. Nos intervalo, houve ainda sorteio de livros técnicos a respeito do tema.

      Sobre a preocupação dos palestrantes em encarar um público tipicamente masculino e militarizado, a palestrante Mônica Younes afirmou: “A nossa preocupação foi fornecer subsídios, pontos de vista diferentes para quem está prestes a se aposentar, para que comece desde já a refletir sobre a necessidade de encarar essa nova etapa, uma vez que foi considerada desde o século como uma etapa muito produtiva na vida de um homem.”

 
O palestrante Armelino Girardi realizando atividades lúdicas com o público
 

      Após o reinício das atividades no 2º tempo, foi a vez do Coach Executivo e Autor do livro “DESaposentado”, Sr. Armelino Girardi, idealizador e catalisador do clube dos “DESaposentados – Melhor Agora!”, levantar os participantes com dinâmicas de grupo e atividades lúdicas a cerca do tema proposto “Reserva e Aposentadoria: uma transição de vida e carreira”.

      O encerramento do primeiro dia foi marcado pelo relato de experiências, provido pelo CT (RM1-AFN) Osmar Souza Cruz, Ajudante do Chefe de Departamento de Administração e Responsável pela fiscalização das obras internas do CIAMPA, que realizou uma pequena exposição sobre suas experiências durante o Serviço Ativo e após sua volta ao trabalho na Marinha.

      Para o Suboficial Walkinis, as palestras foram muito importantes: “Achei muito interessante pelo fato de nos apresentarem várias idéias, muitas possibilidades futuras, porque a vida não acaba aqui, agora começa uma segunda fase em nossa carreira, é a segunda fase da nossa vida, e por isso mesmo é que devemos desempenhá-la da forma mais aprimorada possível”.

 

Da esq. p/ dir.:C Alte Elkfury, Veterano Mizael e Veterano Costa

 

      O segundo dia de atividades foi aberto com a apresentação de um painel da Associação do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), realizado pelo seu presidente, o Contra-Almirante José Henrique Salvi Elkfury. O Almirante Elkfury abriu espaço para que cinco membros da AVCFN expusessem seu dia-a-dia abordo da AVCFN a fim de dividirem suas experiências de vida com o público.

      Após o almoço, foi a vez da Professora de Finanças da PUC-RJ, Sra. Ana Paula Baptista Caldeira, transmitir o seu recado. Graduada em Administração de Empresas e especializada em Finanças pelo IBEMEC-RJ, Ana Paula atraiu a atenção de todos com a palestra sobre “Economia Doméstica – Orçamento e Planejamento Financeiro”.
A última atividade do Projeto “Construindo o Futuro” foi a apresentação do Grupo teatral “Cia do Humor”, que abordou, de uma forma descontraída, a vida de dois militares e seus diferentes caminhos após a passagem para a Reserva.

      Para o 2ºSG-FN-IF Jorge Galdino Delgado, o projeto atingiu os objetivos: “Para mim foi muito válido, agora já posso dizer que tenho plena consciência do que pretendo fazer quando chegar à reserva, junto com a minha esposa, é claro! Os idealizadores desse programa estão de parabéns!”
 

V Alte Leitão em suas palavras finais no encerramento do projeto

 

      O Projeto “Construindo o Futuro” foi desenvolvido com base no programa de Orientação para a Reserva ou Aposentadoria regulamentado pela DGPM-501 (5ª Revisão), e tem como objetivo estimular a capacidade reflexiva e ser um facilitador, ampliando as possibilidades e criando frentes de ação com foco na nova etapa de vida que se aproxima.

 
MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Copyright © 2007 - CGCFN - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Fortaleza de São José - s/nº -Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 21911-000
Marinha do Brasil Portal do Governo Federal