Ensino Profissional Marítimo
[ Cursos ]
Ensino para Portuários

Os cursos para os portuários são ministrado com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo – FDEPM e administrado pela Diretoria de Portos e Costas, aqui denominada Órgão Central, com atribuições de normatizar, supervisionar e fiscalizar os Órgãos de Execução – Capitanias, Delegacias e Agências, e Órgãos Conveniados e/ou Terceirizados – OGMO, têm como premissa básica à formação e qualificação profissional do Trabalhador Portuário Avulso, habilitando-o para o exercício das atividades referentes à operação portuária.

Eles são classificados conforme abaixo:
Cursos de Formação - objetivam preparar o pessoal para o desempenho de cargos e o exercício das funções e ocupações peculiares às atividades portuárias.
Cursos de Aperfeiçoamento - visam ampliar os conhecimentos necessários ao desempenho profissional portuário.
Cursos Especiais - preparam o portuário para desempenho de funções que exijam conhecimentos específicos, não conferidos nos cursos de qualificação profissional.
Cursos Expeditos - suplementam a habilitação técnico profissional dos trabalhadores do porto no exercício das diversas atividades portuárias, tais como capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, etc.
Cursos Avançados - preparam o portuário para o exercício das atividades ligadas à administração e gerência técnica de Órgãos Governamentais e empresas privadas vinculadas ao transporte marítimo.
Cursos de Atualização - proporcionam conhecimentos, objetivando adequar o profissional aos avanços tecnológicos dos equipamentos do porto.

Os cursos previstos para realização em Manaus são os seguintes:
- Curso Básico do Trabalhador Portuário - Módulo I (CBTP-I).
- Curso Básico de Inglês Técnico para Portuário (CBIT).
- Curso Básico de Arrumação de Carga e Estivagem Técnica (CBAET).
- Curso de Peação e Desapeação de Carga (CPDC).
- Curso de Sinalização para Movimentação de Carga (CSMC).
- Curso de Operação com Guindaste de Bordo (COGB)

Procedimentos para a matrícula
Para a matrícula nos cursos acima os candidatos deverão procurar o órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Manaus. no seguinte endereço:
Av. Boulevard Vivaldo Lima, 25, Centro.
69005-420, Manaus, AM.
ou encaminhar e-mail para aquele órgão para ogmomao@internext.com.br.

Facilidades oferecidas aos alunos
Bolsa-Auxílio - ajuda em dinheiro concedida ao aluno visando facilitar sua participação em curso ou estágio, não constituindo salário.
O pagamento deste benefício será efetuado no último dia de cada mês, no valor correspondente ao número de dias de aulas efetivas em que o aluno esteve presente, multiplicado pelo valor da bolsa auxílio diária.
A bolsa-auxílio não será concedida ao aluno que estiver matriculado no Curso de Técnicas de Ensino (CTE) e no Curso de Educação Ambiental.
Merenda Escolar - é concedida aos alunos que participam dos cursos do EPM, não podendo ser paga em espécie ou em forma de ticket alimentação.
Prêmio Escolar - é concedido ao primeiro colocado de cada um dos cursos do EPM.

Certificação
Os alunos aprovados nos cursos receberão, o mais breve possível, o certificado correspondente.