Portal do Governo Brasileiro

Salvamar Sul


Salvamar O que é? Organização Definições RENEC Área BR Área Sul Contato

  • Salvamar Sul

    O Comando do 5º Distrito Naval, atuando como Centro de Coordenação de Salvamento, é a organização encarregada de promover a coordenação dos serviços de busca e salvamento dentro da sua área de jurisdição, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • Conheça o SALVAMAR

    Uma aeronave cai no mar, ou um barco pesqueiro afunda, deixando os passageiros e tripulantes à deriva. Ao primeiro sinal de socorro, entra em ação o SALVAMAR – Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil. Fiéis ao lema "Nossa Missão é Salvar no Mar", os integrantes do SALVAMAR estão sempre preparados e estrategicamente posicionados, 24h por dia, para prestar auxílio aos navios da Marinha de Guerra ou às embarcações em geral, atendendo aos pedidos de socorro vindos do mar. Para isto o SALVAMAR conta com vários navios e lanchas, bem como com helicópteros e mergulhadores.

    A folha de serviços prestados pelo SALVAMAR é heróica e extensa, e graças a isto têm sido salvas muitas vidas humanas e evitada a perda de inúmeros navios e embarcações em nossa extensa costa, não importando o que deva ser salvo, um grande navio de passageiros ou de carga, um avião comercial ou um pequeno helicóptero, um barco pesqueiro ou um náufrago solitário. Tudo deve ser feito para salvaguardar a vida humana no mar.

  • ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE BUSCA E SALVAMENTO MARÍTIMO NO BRASIL

    A supervisão das atividades de Busca e Salvamento (SEARCH AND RESCUE - SAR), na área marítima sob a responsabilidade do Brasil cabe ao SALVAMAR BRASIL, que integra a estrutura orgânica do Comando de Operações Navais (ComOpNav).

    Todos os demais órgãos participantes destas atividades, exceto os do Sistema de Alerta, também pertencem ao Comando da Marinha e são partes integrantes de organizações militares que têm outras atividades paralelas.

    O Sistema de Alerta é constituído pelas Estações Costeiras da Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL).

    A região de busca e salvamento marítimo sob a responsabilidade do Brasil abrange a área do Oceano Atlântico compreendida entre a costa brasileira e o meridiano de 10º W e está dividida em cinco sub-regiões.

    As tarefas de coordenação das atividades SAR são da competência dos Distritos Navais com jurisdição sobre áreas marítimas, que executam as funções de Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo (RCC). Os 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Distritos Navais, para fins relacionados com as atividades de busca e salvamento marítimo, nas respectivas áreas de responsabilidades SAR têm, respectivamente os seguintes indicativos: SALVAMAR SUESTE, SALVAMAR LESTE, SALVAMAR NORDESTE, SALVAMAR NORTE e SALVAMAR SUL. Quando houver necessidade de se ativar uma unidade de coordenação transitória, a fim de que uma missão SAR possa ser coordenada por um órgão localizado mais próximo da área de operação, os Distritos podem delegar tais atribuições às Capitanias e Delegacias localizadas nas áreas sob respectiva jurisdição, que assumirão a responsabilidade de subcentros de salvamento.

  • INCIDENTE SAR

    Considera-se incidente SAR qualquer situação anormal relacionada com a segurança de uma embarcação ou aeronave, que requeira notificação e alerta de recursos SAR, e que possa exigir o desencadeamento de operações SAR por um Centro de Coordenação.

    O incidente SAR, normalmente, envolve uma das seguintes situações:
    - Salvamento de navios;
    - Salvamento de embarcações;
    - Socorro no mar;
    - Busca de navios, embarcações e pessoas desaparecidas no mar; e
    - Orientação e assistência médica no mar.

    SOCORRO MARÍTIMO

    É um serviço gratuito, executado em regime de urgência, visando a salvaguarda da vida humana no mar, que compreende o emprego de pessoal e recursos disponíveis, da MB ou não, de modo a prestar um rápido resgate de pessoas a bordo de embarcações em perigo, removendo-as para um local seguro.

    SALVAMENTO MARÍTIMO

    É um serviço executado em caráter de urgência, quando o navio ou embarcação acidentada representar perigo à navegação, e quando o retardamento do auxílio importar na sua perda ou agravamento sensível do acidente, não envolvendo, em nenhum dos casos, perigo inerente às vidas humanas. Esse serviço, por envolver salvamento de material, em determinadas circunstâncias, poderá ser cobrado.

  • REDE NACIONAL DE ESTAÇÕES COSTEIRAS – RENEC

    Serviço Móvel Marítimo da EMBRATEL foi criado, a princípio, visando a salvaguarda da vida humana no mar, através das radiocomunicações, tanto telefônicas como telegráficos, com os devidos desdobramentos. A utilização comercial foi introduzida para prover um meio de comunicação aos embarcados.

    O Serviço Móvel Marítimo permite o atendimento das necessidades de radiocomunicações entre um usuário em tema e outro que esteja a bordo de uma embarcação, por fonia (voz), através das estações costeiras que compõem a Rede Nacional de Estações Costeiras – RENEC. OCORRÊNCIA DE INCIDENTE SAR

    Um incidente SAR é considerado iminente ou real quando uma das seguintes condições estiver configurada:
    - quando uma embarcação estiver em perigo ou tenha enviado um pedido de auxílio; e
    - quando uma embarcação estiver atrasada em relação a data e horário previsto para sua chegada e não tenha enviado mensagem participando tal atraso.

    Ao tomar conhecimento de um incidente SAR, o Centro de Coordenação de Salvamento poderá acionar um ou mais meios abaixo relacionados:
    - embarcações de Agência, Delegacias e Capitanias dos Portos; - navios mercantes em trânsito na área; - navios de guerra em trânsito na área; - embarcações de pesca; - embarcações de socorro dos Iate Clubes; - aeronaves do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (SALVAERO); e - helicópteros da Marinha do Brasil.

    O êxito da operação de busca e salvamento depende do pronto recebimento de qualquer informação disponível relacionada com o incidente, do envio rápido dos meios de salvamento e de uma coordenação racional de recursos. A iniciativa de se conduzirem ações independentes freqüentemente resulta em desperdícios de meios e retardo na prestação de socorro.

    O incidente SAR pode ser informado por qualquer pessoa ou entidade que dele tome conhecimento, por meio de emprego de qualquer meio de comunicação (telefone, fax, rádio-amadores, telex, etc). Normalmente essas notificações se originam de uma Estação Costeira ( no caso de um incidente que envolva embarcações) ou do SALVAERO ( no caso de um incidente que envolva aeronaves no mar). Essa comunicação deverá ser a mais completa possível e dela deverão constar os seguintes dados:
    - nome e indicativo de chamada da embarcação ou aeronave; - caráter da emergência; - tipo de ajuda necessária; - hora da comunicação com a aeronave; - última posição conhecida da embarcação; e - intenção do Comandante da embarcação.

  • SAR - Área BR

  • SAR - Área Sul

  • Órgão de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil sediado no
    Comando do 5º Distrito Naval, na cidade do Rio Grande-RS


    0800 645 1519
    (53) 3233 6130
    (53) 3233 6131
    185