Identificação Civil

       

            Por intermédio  do  Convênio   celebrado  entre  o  Serviço  de  Identificação   da  Marinha e  o      Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, foi revalidado o funcionamento, no SIM, do   posto   nº 501  da  Diretoria  de  Identificação   Civil  do  DETRAN-RJ   para  realizar  o cadastramento   e  a  identificação  de  militares,  servidores   civis  da  Marinha  e  respectivos dependentes. O SIM  realiza apenas a  coleta de dados (dados biográficos, impressão digital,  assinatura, etc) do identificando; os dados são enviados para a Diretoria de Identificação Civil do DETRAN-RJ que emite as carteiras de identidade civil.

                Atendimento ao Público:
 
                     Segunda à Sexta-Feira, das 07:30 às 15:30 h. Mediante marcação.
               Documentação Necessária:

                - Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia autenticada);

                - 1 fotos 3x4, colorida (com fundo branco liso);

                - CPF original e cópia (opcional);

                - PIS/PASEP original e cópia (opcional); 

                - Comprovante de Residência (opcional);

                - Se militar ou dependente, xerox da carteira de identidade da MB.

                Valor: (Circular Geral nº001/2014)

          A 1ª via (primeira identificação) é gratuita. De acordo  com a Circular nº 015/2006 do  DETRAN, o pagamento de taxa de 2a via da Carteira de Identidade Civil passa a ser  realizado através do DUDA  (Documento Único do Detran de Arrecadação), nas agências do BRADESCO. Os identificandos deverão comparecer ao SIM, para identificação civil, portando o DUDA pago. VALOR DO DUDA (19 de dezembro de 2013): R$ 28,73  Emissão do DUDA Requerimento para devolução de taxas: Caso o identificando tenha feito o recolhimento do DUDA sob um código de receita incorreto, realizou um recolhimento indevido ou não utilizou o serviço. O mesmo, pode acessar e imprimir no link abaixo o formulário de requerimento para devolução de taxas, que deverá ser entregue no DETRAN.

 REQUERIMENTO PARA DEVOLUÇÃO DE TAXAS

Prazo de Entrega:

       O prazo médio, estabelecido pela Diretoria de Identificação Civil do DETRAN, para entrega da carteira de identidade é de 50 dias.
       

          Não plastifique sua carteira de identidade civil.