Comandante da 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos  da América visita a Marinha do Brasil

 

C Alte Tidd visita o Treinador de Imersão

 

No dia 14 de março, o Complexo Naval de Mocanguê recebeu a visita do Comandante da 4ª Frota dos Estados Unidos, Contra-Almirante Kurt W. Tidd, que foi recepcionado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra (ComemCh), Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, anfitrião da visita. 

Na ocasião, o Almirante Tidd, após uma audiência com o ComemCh, conheceu o Centro de Operações da Esquadra, local que permite monitorar em tempo real os meios navais e aeronavais, agilizando o processo de tomada de decisão e permitindo o adequado exercício de comando e controle da Esquadra. O Comandante da 4ª Frota também se reuniu com o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, em virtude de tratativas sobre a Comissão “Panamax”, que será realizada em conjunto no mês de agosto, e tem como foco a segurança do Canal do Panamá e região adjacente contra novas ameaças.

Em seguida, a comitiva americana visitou a Fragata “Independência”, atracada no cais da Base Naval do Rio de Janeiro e pôde verificar o equipamento CENTRIXS (Combined Enterprise Regional Information Exchange System) instalado no navio. O CENTRIXS é um sistema de Tecnologia da Informação utilizado pela Marinha dos Estados Unidos da  América para troca de informações e para o planejamento e coordenação de operações com as Forças Armadas de países aliados.    

Após o almoço, o Almirante Tidd visitou o Comando da Força de Submarinos, conhecendo os trabalhos desenvolvidos no Centro Hiperbárico, no Treinador de Imersão e o Submarino “Tamoio”.

No dia seguinte, 15 de março, foi a vez da Escola de Guerra Naval receber a visita do Contra-Almirante Kurt W. Tidd, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Paulo Ricardo Médici.

 

Contra-Almirante Kurt W. Tidd (D) durante visita a  Escola de Guerra Naval

 

Após breve visita às instalações, que incluiu o recém criado Laboratório de Simulações e Cenários e o Centro de Jogos da Escola, o Almirante Tidd teve a oportunidade de falar para docentes da Escola sobre o seu Comando de Força e as atividades que desenvolve. Na ocasião, o Almirante respondeu a perguntas.