AMAZUL ativada

 


Solenidade realizada no auditório do Centro Tecnológico da Marinha

No dia 16 de agosto, no auditório do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, localizado na Universidade de São Paulo (USP), ocorreu a cerimônia de ativação da Empresa “Amazônia Azul Tecnologias de Defesa - AMAZUL”.

A cerimônia teve início com a convocação de Assembleia Geral, por ordem da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, naquele ato representada pela presidente da Assembleia, Dra Kátia Aparecida Zanetti de Lima. Ato contínuo seguiu-se a aprovação da constituição do capital da AMAZUL e respectiva aprovação de seu Estatuto Social.

Na sequência da cerimônia, ocorreu a posse dos Membros do Conselho de Administração, onde foram investidos o Dr. Marco Antônio Raupp, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação - representante daquele Ministério no Conselho, o Dr. Ari Matos Cardoso – representante do Ministério da Defesa, o Sr. Idervânio da Silva Costa – representante do Ministério do Planejamento e Gestão, o Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra – representante do Comando da Marinha e Presidente do Conselho e o Vice-Almirante (RM1) Ney Zanella dos Santos – Diretor-Presidente designado para a AMAZUL.

Para o Conselho Fiscal foram investidos o Sr. Marco Antônio Alves, representante do Ministério da Defesa, Sra. Maria da Glória Felgueiras Nicolau, representante do Ministério da Fazenda e o Contra-Almirante (RM1) (IM) Francisco Jose de Araujo. Declarada a constituição da AMAZUL, foi encerrada a Assembleia Geral, tendo início, então, a reunião do Conselho de Administração da AMAZUL, que deu posse à Diretoria-Executiva composta pelo seu Diretor-Presidente, pelo Diretor de Administração e Finanças, o Contra-Almirante (IM) Agostinho Santos do Couto e como Diretor-Técnico o Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN-RM1) Leonam dos Santos Guimarães.

Encerrada a reunião do Conselho de Administração, o Diretor-Presidente da AMAZUL, VAlte Zanella, fez uso da palavra para suas considerações iniciais.

Posteriormente, o Comandante da Marinha, Almirante-de–Esquadra Julio Soares de Moura Neto, lembrou o longo caminho percorrido e enalteceu a importância da AMAZUL para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos e o Programa Nuclear da Marinha.

Finalizando, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, ressaltou que a sua presença no Conselho de Administração da AMAZUL simboliza o reconhecimento de seu ministério à parceria de longa data com a Marinha do Brasil e a importância da nova empresa no desenvolvimento e na retenção de conhecimentos vitais em tecnologias nucleares para a MB e para o país.