Diretor-Geral do Pessoal da Marinha visita o novo Hospital de Campanha da Marinha

 

Alte Esq Wiemer visita novo Hospital de Campanha da Marinha

 

O Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, visitou, no dia 18 de outubro, o novo Hospital de Campanha (HCamp) da Marinha, atualmente montado nas instalações do Comando da Tropa de Reforço, em São Gonçalo (RJ).

Na visita, ele esteve acompanhado do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Celso Barbosa Montenegro; do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro; do Chefe do Estado-Maior da Força de Fuzileiros da Esquadra, Contra-Almirante (FN) Nilton Moreira Salgado; do Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro; e do Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Contra-Almirante (Md) Edmar da Cruz Arêas.

A crescente demanda pelo uso institucional das Forças Armadas brasileiras, tanto no que se refere às missões operativas e de paz, como nas respostas às situações de desastre e apoio humanitário, determinam a adaptação do Subsistema de Medicina Operativa aos atuais padrões operativos internacionais.

O novo HCamp, adquirido pela Marinha do Brasil em função da adesão do País ao Sistema de Pronto Emprego da Organização das Nações Unidas, é uma instalação de saúde móvel, híbrida (composta por contêineres e barracas), destinada à projeção do apoio de saúde em missões operativas, operações de paz, situações de desastres e de apoio humanitário, devendo propiciar a assistência emergencial condizente com a missão atribuída.

Durante a visita, o Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Contra-Almirante (Md) Edmar, teve a oportunidade de apresentar ao Diretor-Geral do Pessoal da Marinha todos os módulos que compõem o novo Hospital de Campanha como um breve histórico de sua aquisição, feita em decorrência de estudos realizados pela Diretoria de Saúde da Marinha. Em um futuro próximo, o HCamp deverá ser transferido para a Unidade Médica Expedicionária da Marinha.

 

Hospital de Campanha da Marinha