Comemorações no 1° Distrito Naval

 

Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial

Na manhã do dia 11 de novembro, foi realizada a cerimônia que comemora a Assinatura do Armistício da Primeira Guerra Mundial.

 

VA Carlos Augusto iça a Bandeira Nacional

 

A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional, feita pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, seguida da leitura da Ordem do Dia do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria.

A aposição de uma coroa de flores, no busto do Almirante Frontin, foi feita pelo Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa, Comandante do 1º Distrito Naval, e pelo Veterano de Guerra mais antigo presente, Vice-Almirante (Refº) Estanislau Façanha Sobrinho.

Participaram da cerimônia representantes das Associações de Ex-Combatentes, de Associações de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, oficiais e titulares de Organizações Militares da Área Rio. Ao término do cerimonial, os presentes foram convidados para uma confraternização no Comando do 1º Distrito Naval.

 

Dia Nacional do Amigo da Marinha

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, presidiu na noite do dia 08 de novembro, a cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha, realizada no Pátio Almirante Tamandaré, no Comando do 1º Distrito Naval.

 

O Comandante da Marinha outorga a Medalha Amigo da Marinha a Sra. Helena Wiemer

 

Neste ano foram agraciados 145 novos Amigos da Marinha. A medalha é concedida a personalidades civis sem vínculos funcionais com a MB, militares de outras Forças, bem como instituições que tenham se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.

Estiveram presentes à cerimônia o presidente da SOAMAR-RIO, Silvio Vasco Campos Jorge, demais componentes da Diretoria, membros do Almirantado, titulares de OM e convidados.

O “Dia Nacional do Amigo da Marinha”, comemorado em 06 de novembro, foi criado para homenagear o Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha e Patrono da “Sociedade dos Amigos da Marinha” (SOAMAR), na data do seu nascimento.

 

VA Carlos Augusto de Sousa impõe a Medalha Amigo da Marinha ao Sr. Ricardo Morais Gaudêncio

 

Dia do Servidor Público

Presidida pelo Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa, foi realizada na tarde do dia 01 de novembro, no Pátio Almirante Tamandaré, a cerimônia de entrega do Prêmio “Mérito Funcional” para os servidores civis com 20 e 30 anos de serviço. Na ocasião, foram condecoradas as servidoras Lucia Noronha Santana, Nilda Silva Gonçalves e Regina Célia de Oliveira, com 30 anos de serviço, e Rosalina Ana de Santana Correia, com 20 anos de serviço.

 

VA Carlos Augusto impõe medalha à servidora civil Lucia N. de Santana pelos 30 anos de serviço

 

No evento, ocorreu a leitura da Ordem do Dia do Diretor do Pessoal Civil da Marinha, da mensagem do Comandante da Marinha e, ainda, a entrega das medalhas. Ao final, os servidores civis e agraciados foram convidados a participar de um congraçamento.

O Prêmio “Mérito Funcional” é concedido anualmente a servidores de diversas Organizações Militares e tem como objetivo reconhecer os bons serviços e condutas exemplares dos servidores civis da Marinha do Brasil, no exercício de suas atribuições funcionais.

 

VA Carlos Augusto cumprimenta a servidora civil Nilda S. Gonçalves pelos 30 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil