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Nomar - fevereiro 2018 - nº 910
                      Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste

                   analisa dados hidrográficos do rio “Solimões”

























        Avisos Hidroceanográficos Fluviais “Rio Negro” (H15) e “Rio Solimões” (H14)

           Dados de sondagem coletados no rio “Solimões”    no período de 11 de outubro a 22 de novembro de
        estão sendo analisados pelo Serviço de Sinalização   2017,  entre  as  cidades  de  Tefé  e  Fonte  Boa,  no
        Náutica  do Noroeste (SSN-9).  O  objetivo  é       Amazonas, em uma extensão de mais de 150 milhas
        gerar  subsídios  para  o  “III  Plano  Cartográfico   náuticas. A ação contemplou dados batimétricos
        Náutico  Brasileiro”  e  contribuir  para  a  atualização   monofeixe,   fluviométricos,   topográficos   e
        cartográfica dos rios da Bacia Amazônica.           geodésicos.
           O levantamento hidrográfico – realizado por meio    No período de 10 de outubro a 28 de novembro de
        dos  Avisos  Hidroceanográficos  Fluviais  (AvHoFlu)   2017, o AvHoFlu “Rio Negro” realizou o levantamento
        “Rio Solimões” e “Rio Negro” –  também servirá de   entre  as  proximidades  da  Ilha  das  Onças  (PA)  e  a
        subsídio para o planejamento de futuras operações   cidade  de  Fonte  Boa  (AM).  Durante  a  comissão,
        navais na região da Amazônia Ocidental e contribuirá   foram realizados trabalhos de batimetria, topografia
        para o incremento da segurança da navegação em      e geodésia e sinalização náutica. Uma área de 490
        trechos do rio “Solimões”.                          quilômetros quadrados foi sondada, totalizando 132
           O AvHoFlu “Rio Solimões” realizou o levantamento   milhas náuticas de distância.

               DPC testa drones para fiscalizar tráfego aquaviário




           A  Diretoria  de  Portos  e  Costas  (DPC)  iniciou,   visualizar com melhor precisão a extensão e a origem
        em  janeiro  deste  ano,  projeto-piloto  para  verificar   dos  incidentes  de  poluição  ambiental  a  partir  de
        a aceitabilidade do emprego de  drones em apoio     embarcações.
        às  ações  de  fiscalização  do  tráfego  aquaviário  das   A  operação  da  nova  ferramenta  está  sendo
        capitanias, delegacias e agências.                  conduzida em consonância com as regulamentações
           De  acordo  com  o  projeto,  o  drone  será  operado   do Comando da Aeronáutica e empregada em altura
        por um militar da equipe de inspeção naval das      reduzida e fora das zonas de aeródromo.
        Organizações Militares (OM) do Sistema de Segurança
        do  Tráfego  Aquaviário  (SSTA),  a  partir  de  uma  base
        em terra e de embarcações no mar. A Capitania dos
        Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) foi a OM selecionada
        para efetuar a avaliação com a DPC.
           Inspetores navais da CPRJ realizaram treinamentos
        ministrados por militares da DPC e já estão inscritos
        e licenciados no Departamento de Controle do Espaço
        Aéreo  para  operar  o  equipamento  no  período  de
        avaliação.

        O equipamento - O  drone possui câmera com
        capacidade para filmar vídeos em 4K e fotografar com
        qualidade de 20 megapixels, além de autonomia útil
        de voo de 20 minutos.
           O   equipamento     permite   incrementar    o
        acompanhamento  e  o  monitoramento  de  áreas
        marítimas;  fornecer  visão  ampla,  panorâmica  e
        atualizada de determinada região; otimizar o emprego
        das equipes de inspeção naval durante a fiscalização   Representante da DPC treina inspetores navais da CPRJ para
        e  identificar  possíveis  embarcações  infratoras;  e   uso da nova tecnologia

        Centro de Comunicação Social da Marinha                                                           5
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