Seja Bem-vindo PHM "Atlântico"! O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” tem previsão de chegada no seu porto sede, Rio de Janeiro, em 25 de agosto.




HISTÓRICO

- O PHM “Atlântico”, HMS “Ocean” na Marinha Real Britânica, foi construído em meados dos anos 90. Comissionado em setembro de 1998, operou a partir da Base Naval de Devonport, em Plymouth. No seu histórico de serviço, constam operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo e na América Central.

- A assinatura do contrato entre o Brasil e o Reino Unido para aquisição do HMS “Ocean” ocorreu em 19 de Fevereiro de 2018, a bordo do navio.

- O descomissionamento do navio ocorreu em 27 de Março de 2018, em Plymouth.

- No dia 29 de junho de 2018 foi realizada, na Base Naval de Sua Majestade, em Devonport, na cidade de Plymouth - UK, a Cerimônia de Mostra de Armamento do Navio.

- Em 1º de agosto de 2018, o PHM Atlântico iniciou sua viagem com destino ao seu porto sede, no Rio de Janeiro, com escala em Lisboa, Portugal.




NOSSO NAVIO

  • O Nome Atlântico
  • Distintivo

EMPREGO DO NAVIO

O Navio é projetado para as tarefas de Controle de áreas marítimas, projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar. Por dispor de considerável capacidade de suporte hospitalar, visando a apoiar uma Força Naval em operações de guerra naval, é apropriado, também, para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e em operações de manutenção de paz, além de poder ser empregado em missões estratégicas logísticas, transportando militares, munições e equipamentos.

 

O navio somará à Marinha do Brasil importantes capacidades anfíbias e de operações navais com helicópteros embarcados para a manutenção da segurança do Atlântico Sul e a defesa dos interesses marítimos do País em qualquer parte do planeta.


Projetado para operar com até sete aeronaves em seu convoo e 12 no hangar, pode transportar Grupamentos Operativos de 500 a 800 Fuzileiros Navais e projetá-los por movimentos helitransportados, ou por superfície, empregando suas quatro lanchas de desembarque, a partir de uma distância de até 200 milhas da costa (cerca de 321 km). Possui, ainda, diversas salas de planejamento para uso de Estado-Maior. É dotado de um Sistema de Combate que integra o Sistema de Comando e Controle LPH CMS, quatro canhões de 30mm DS30M Mk2, dois Radares 1007, um Radar 1008 e do moderníssimo Radar Artisan 3D 997, com elevada capacidade de detecção e acompanhamento.

 

Propulsão
A propulsão do PHM “Atlântico” é composta por dois motores diesel (MCP) Crossley Pielstick 12 P2.6V400, de 520 rpm cada, 12 cilindros, 6750 KW acionando dois eixos propulsores e dois hélices de passo fixo com cinco pás, através de duas caixas redutoras – GEC ALSTHOM (na razão 3,029:1).

Geração de energia
O Navio possui 4 (quatro) grupos diesel geradores (DG), sendo os motores diesel de marca/ modelo GEC/ Ruston 12 RKCZ e geradores Siemens/Hyundai 2000 kw, de 440V.

Sistema de tratamento de águas servidas (Sewage Treatment Plant – MBR)
O sistema de tratamento de águas servidas permite armazenar e processar, simultaneamente, águas negras e cinzas. O processamento é realizado por degradação biológica e separação por membranas. Não há a adição de produtos químicos, possibilitando a descarga final, direta para o mar.

Rede de Incêndio e Controle de Avarias
A rede de incêndio é composta por 2 anéis de distribuição contínuos, nos conveses 2 e 5 (convés do piso do hangar), supridos por uma das 3 bombas de 100 m3/h; ou por uma das 5 bombas de 300 m3/h. Há ainda 4 moto-bombas de emergência de 100 m3/h. O navio é dotado de 7 reparos de CAV.

 

Além do Comandante, o navio possui atualmente uma tripulação de 303 militares e após a sua chegada ao Brasil, o navio receberá mais 129 tripulantes.


A cobertura da chegada do Navio poderá ser acompanhada por meio das páginas oficiais da MB no Facebook, Instagram e Twitter.


CARACTERÍSTICAS

 


FOTOS


 

 


VÍDEOS