Histórico Exposições Locação Atividades Educativas
Como Chegar



O Museu Naval, situado em um prédio centenário na Rua Dom Manuel, no Centro do Rio de Janeiro, apresenta a exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil”, que ocupa sete salas do pavimento térreo.

O tema destaca a participação do Poder Naval na História do Brasil, a importância que teve na formação do País e nos dias atuais. O descobrimento, a colonização e a maioria das invasões e ameaças vieram do mar. Daí a importância da História Naval brasileira, ainda tão pouco conhecida.

Diversos objetos importantes fazem parte do acervo exposto: modelos navais (maquetes de navios), obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, entre outros objetos.

Tudo isso é mostrado aos visitantes através dos fatos históricos, numa linguagem e contexto contemporâneos, empregando-se também recursos interativos de som e imagem.

No Pátio d'Armas destaca-se o móbile “Aves dos Mares do Brasil”, com 52 pássaros, idealizado para ocupar o vão central do prédio de três andares. No local, pode-se conhecer 12 espécies de aves que sobrevoam os mares do Brasil.

Ao percorrer o Pátio d'Armas, o visitante também poderá estar pisando em uma mina utilizada na Segunda Guerra Mundial ou em um torpedo B-57 de 1894. Esses exemplares estão em grandes vitrines construídas no piso.

No segundo andar do prédio são realizadas exposições temporárias; há também uma Sala de Educação, para receber turmas de escolas. O Museu ainda conta com um auditório, no terceiro andar, para eventos.

 

INFORMAÇÕES SOBRE VISITAÇÃO

  • MUSEU NAVAL – Localizado na Rua Dom Manuel, 15, Praça XV, Centro - Rio de Janeiro - RJ, recebe o seu público de Terça a Domingo, das 12h às 17h. Entrada franca.

  • Aos sábados e domingos, nos horários de 11h30 e 14h é disponibilizado o serviço de "SIGA A GUIA" que é uma visita guiada, onde o público em geral, sem custo, pode desfrutar de um guiamento de alto nível.

  • O Museu Naval disponibiliza agendamento para visitas guiadas, sem custo, de terça a sexta-feira, para colégios em geral.

  • A bilheteria do Espaço Cultural da Marinha, que realiza a venda de ingressos para a Ilha Fiscal e para o passeio na Baía de Guanabara, foi transferida para o Museu Naval, funcionando somente aos sábados e domingos, das 11h às 15h30.

FUNCIONAMENTO DO MUSEU NAVAL

  • FECHAMENTO: A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha não funcionará nas seguintes datas, e portanto, o Museu Naval não abrirá ao público: 01 de janeiro (ano novo), de sábado a quarta-feira de cinzas (Carnaval), Sexta-feira da Paixão, 02 de novembro (Finados), 24 e 25 de dezembro (Natal) e 31 de dezembro (fim de ano). Eventualmente o Museu Naval pode fechar para alguma cerimônia, mas essa informação estará no item acima “informações sobre visitação”.

CONTATOS:

  • Setor de agendamento:

    - Atendimento público: De segunda a sexta-feira, exceto feriado.
    - Horário: 08:30h às 11:45h e das 13:15h às 16:00h
    - Telefones: 21 2532-5992 - 21 2233-9165.

    - Sábados, domingos e feriados : 2104-5506, 2104 5493, 2104-6691.

    - Internet: www.dphdm.mar.mil.br

  • FALE CONOSCO: faleconosco@dphdm.mar.mil.br

  • OUVIDORIA:
    Utilize o e-mail "ouvidoria@dphdm.mar.mil.br" somente para elogios, críticas e agradecimentos. Para informações use o "Fale Conosco" constante do item anterior"


Amazônia azul o patrimônio brasileiro no mar.





.

.