Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha.

Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Três exposições permanentes também são atração no Castelinho: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha.

O acesso à Ilha Fiscal normalmente é feito pela escuna Nogueira da Gama . Quando a escuna está em manutenção ou em caso de mau tempo , o acesso é feito por micro-ônibus.

Venha conhecer este símbolo dos últimos dias do Império!

 

INFORMAÇÕES SOBRE VISITAÇÃO

  • No dia 14/03/15 (sábado) não haverá visitação pública na Ilha Fiscal, tendo em vista o corte de energia elétrica para manutenção da subestação.

  • Em virtude da obra de demolição do elevado da Perimetral o Espaço Cultural da Marinha (ECM) permanece fechado. Atualmente o acesso para a Ilha Fiscal está sendo por meio de ônibus, pois a escuna encontra-se realizando o passeio na Baía de Guanabara no lugar do Rebocador Laurindo Pitta, o qual está em manutenção. Os ingressos são vendidos no Museu Naval, conforme detalhes constantes nos itens abaixo:

 

FUNCIONAMENTO DA ILHA FISCAL

  • FECHAMENTO: A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha não funcionará nas seguintes datas, e portanto, caso essas datas coincidam com sábado ou domingo não haverá visita à Ilha Fiscal: 01 de janeiro (ano novo), de sábado a quarta-feira de cinzas (Carnaval), Sexta-feira da Paixão, 02 de novembro (Finados), 24 e 25 de dezembro (Natal) e 31 de dezembro (fim de ano). Eventualmente a Ilha Fiscal pode fechar para eventos, mas essa informação estará no item acima “informações sobre visitação”.

  • DIAS DE PASSEIO: somente aos sábados e domingos.

  • HORÁRIOS DOS PASSEIOS: 12h30, 14h e 15h30.

  • INGRESSOS: Os ingressos são vendidos no Museu Naval, localizado à Rua Dom Manuel, N° 15, Praça XV, RJ, ao lado do prédio anexo da ALERJ, somente no dia da visitação, no limite de cinco ingressos por pessoa. A bilheteria abre ao público às 11h. Os ingressos serão vendidos até dez minutos do horário de cada passeio, momento em que se inicia os procedimentos de concentração e embarque nos ônibus.

    - Inteira: R$ 20,00 (Vinte Reais)

    - Meia: R$ 10,00 (Dez Reais)

  • PAGAMENTO DE MEIA ENTRADA: Pagam meia entrada os militares e dependentes, maiores de 60 anos, menores de 21 anos, professores, servidor público, portadores de necessidades especiais e estudantes acima de 21 anos. Todos com a devida comprovação.

  • ISENÇÃO: Não pagam ingressos crianças até 2 anos e guia de turismo em exercício da atividade.

  • LOTAÇÃO: Dois ônibus farão o transporte dos visitantes. Cada um possui a lotação de 30(trinta) pessoas, num total de 60 (sessenta) visitantes por horário.

  • DURAÇÃO: A visitação tem a duração de 2h, aproximadamente, já incluso o tempo de deslocamento até a Ilha Fiscal.

  • EMBARQUE: O visitante, até dez minutos que antecede o passeio, deve se concentrar no pátio do Museu Naval, local da bilheteria, onde militares de serviço conduzirão o grupo ao embarque nos ônibus, localizados em frente ao Museu.

  • PERDA DO PASSEIO: O visitante que comprar o ingresso e não realizar a visita não terá direito ao ressarcimento do valor, tendo em vista que a embarcação sairá com o seu lugar vazio.

  • CONTATOS:

    - Setor de agendamento:

    - Atendimento público: De segunda a sexta-feira, exceto feriado.
    - Horário: 08:30h às 11:45h e das 13:15h às 16:00h
    - Telefones: 21 2532-5992 - 21 2233-9165.

    - Sábados, domingos e feriados : 2104-5506, 2104 5493, 2104-6691.

    - Internet: www.dphdm.mar.mil.br

    - Fale conosco: faleconosco@dphdm.mar.mil.br

  • OUVIDORIA:
    Utilize o e-mail "ouvidoria@dphdm.mar.mil.br" somente para elogios, críticas e agradecimentos. Para informações use o "Fale Conosco" constante do item anterior"