Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha.

Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial. Três exposições permanentes também são atração no Castelinho: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha.

O acesso à Ilha Fiscal normalmente é feito pela escuna Nogueira da Gama . Quando a escuna está em manutenção ou em caso de mau tempo , o acesso é feito por micro-ônibus.

Venha conhecer este símbolo dos últimos dias do Império!

 

INFORMAÇÕES SOBRE VISITAÇÃO

  • Em virtude da obra de demolição do elevado da Perimetral o Espaço Cultural da Marinha (ECM) permanece fechado. O acesso à Ilha Fiscal está sendo realizado de escuna, podendo ser substituído por micro-ônibus, em caso de avaria ou chuva. Os visitantes, quinze minutos antes do horário, serão conduzidos por limitares, numa caminhada de dez minutos pela Praça XV, até o Espaço Cultural da Marinha, local do embarque. Os ingressos são vendidos no Museu Naval, conforme detalhes constantes nos itens abaixo:

  • "No dia 24/08 a Ilha Fiscal terá visitação realizada por meio de ônibus."

 

FUNCIONAMENTO DA ILHA FISCAL

  • FECHAMENTO: A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha não funcionará nas seguintes datas, e caso essas datas coincidam com os dias de funcionamento (de quinta a domingo) não haverá visitação na Ilha Fiscal: 01 de janeiro (ano novo), de sábado a quarta-feira de cinzas (Carnaval), Sexta-feira da Paixão, 02 de novembro (Finados), 24 e 25 de dezembro (Natal) e 31 de dezembro (fim de ano).

  • DIAS DE VISITAÇÃO: De quinta a domingo, exceto nas datas de fechamento citadas no tópico anterior. Não há visitação de segunda a quarta-feira, mesmo com feriado.

  • HORÁRIOS DOS PASSEIOS: 12h30, 14h e 15h30.

  • INGRESSOS: Os ingressos são vendidos no Museu Naval, localizado à Rua Dom Manuel, N° 15, Praça XV, RJ, ao lado do prédio anexo da ALERJ, somente no dia da visitação, no limite de cinco ingressos por pessoa. A bilheteria abre ao público às 11h. Os ingressos são vendidos até quinze minutos do horário de cada passeio, momento em que se inicia os procedimentos de deslocamento para o embarque.

    - Inteira: R$ 25,00 (Vinte e Cinco Reais)

    - Meia: R$ 12,00 (Doze Reais)

  • PAGAMENTO DE MEIA ENTRADA: Pagam meia entrada os militares e dependentes, maiores de 60 anos, menores de 21 anos, professores, servidor público, portadores de necessidades especiais e estudantes acima de 21 anos. Todos com a devida comprovação.

  • ISENÇÃO: Não pagam ingressos crianças até 2 anos e guia de turismo em exercício da atividade.

  • LOTAÇÃO: O acesso poderá ocorrer de escuna ou, em caso de manutenção, de micro-ônibus, com seguinte lotação:

    - Escuna: 90 (noventa) lugares.
    - Micro-ônibus: 30 (trinta) lugares.

  • DURAÇÃO: A visitação tem a duração de 2h, aproximadamente, já incluso o tempo de deslocamento até a Ilha Fiscal.

  • EMBARQUE: O visitante, até quinze minutos que antecede o passeio, deve se concentrar no pátio do Museu Naval, local da bilheteria, onde militares de serviço conduzirão o grupo ao embarque .

  • PERDA DO PASSEIO: O visitante que comprar o ingresso e não realizar a visita não terá direito ao reembolso do valor, tendo em vista que a embarcação saiu com o seu lugar vazio.

  • ESTACIONAMENTO: De segunda a sexta-feira o estacionamento existente em frente ao Museu Naval, local da bilheteria, é de uso exclusivo para os oficiais e servidores da DPHDM. Aos sábados, domingos e feriados é de uso público, sem responsabilidade da DPHDM.

  • CONTATOS:
    Setor de agendamento:
    - Atendimento público: De segunda a sexta-feira, exceto feriado.
    - Horário: 08:30h às 11:45h e das 13:15h às 16:00h
    - Telefones: 21 2532-5992 - 21 2233-9165.

    Museu Naval (militares de serviço)
    - Atendimento público: Sábado, domingo e feriado:
    - Horários: 09h às 17h.
    - Telefones: (21) 2104-5506, (21) 2104 5493, (21) 2104-6691.

    Internet: www.dphdm.mar.mil.br

    Fale conosco: faleconosco@dphdm.mar.mil.br

    Ouvidoria:

    Utilize o e-mail "ouvidoria@dphdm.mar.mil.br" somente para elogios, críticas e agradecimentos. Para informações use o "Fale Conosco" constante do item CONTATOS."

 

Amazônia azul o patrimônio brasileiro no mar.