Cartas Náuticas



São os documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, bóias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e decontorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.

À DHN, na qualidade de Serviço Hidrográfico Brasileiro, cabe manter, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha, todas as Cartas Náuticas em Águas Jurisdicionais Brasileiras atualizadas.

As Normas Técnicas para construção das cartas náuticas correspondem às Especificações de Cartas Internacionais da OHI. Essas Especificações foram aprovadas na XII Conferência Hidrográfica Internacional, em 1982 e funcionam como guia básico para a construção de todas as cartas náuticas, pelos países membros da OHI.

Além das cartas convencionais (em papel), o CHM produz, também, Cartas Digitais, raster e vetoriais.

Produzir e manter atualizadas as Cartas Náuticas Eletrônicas, que venham a integrar os sistemas de navegação em tempo real dos navios e os sistemas computacionais de apoio ao planejamento e à condução das operações navais, constituem o esforço principal desenvolvido pelo CHM na área da cartografia.


Legislação


Decreto-Lei Nº 243 de 28 de fevereiro de 1967.

Fixa as Diretrizes e Bases da Cartografia Brasileira e dá outras providências).


CONVENÇÃO INTERNACIONAL PARA SALVAGUARDA DA VIDA HUMANA NO MAR (SOLAS)



"Qualidade na Produção, Segurança na Navegação"

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