CENTRO DE HIDROGRAFIA DA MARINHA

AVISOS-RÁDIO NÁUTICOS E SAR

 
 

English version


AVISOS-RÁDIO NÁUTICOS E SAR


Os Avisos-Rádio Náuticos são mensagens transmitidas aos navios com o propósito de fornecer "informações urgentes" relevantes à navegação segura, em atendimento ao estabelecido na Regra 4 do Capítulo V da SOLAS (1974).

Os Avisos-Rádio SAR são mensagens de "alerta de emergência SAR" ou de "coordenação de busca e salvamento" transmitidas aos navios que se encontram em uma determinada área, em atendimento ao estabelecido na Regra 7 do Capítulo V da SOLAS (1974).

Os Avisos-Rádio Náuticos e Aviso-Rádio SAR, em conjunto com as Informações Meteorológicas, compreendem o que se denomina de "Informações de Segurança Marítima" (Maritime Safety Information – MSI).

Devido à urgência com que se deseja que cheguem aos navegantes, têm como meio de divulgação principal a radiodifusão e/ou as transmissões via satélite.

No âmbito da NAVAREA V e da Região SAR sob responsabilidade do Brasil, os principais meios de divulgação dos Avisos-Rádio são:

- Transmissões via satélite, pelo SafetyNET;
- Radiodifusão em HF, pela Estação Rádio da Marinha no Rio de Janeiro (ERMRJ);
- Radiodifusão em VHF/HF, pela Rede Nacional de Estações Costeiras (RENEC) da Embratel; e
- Divulgação pela INTERNET.

Valem as seguintes ressalvas, em relação à divulgação dos Avisos-Rádio na NAVAREA V e na Região SAR sob responsabilidade do Brasil:

a) O meio principal de divulgação dos Avisos-Rádio SAR (de áreas marítimas) e dos Avisos-Rádio Náuticos NAVAREA e Costeiros são as transmissões via satélite por meio do serviço SafetyNET;

b) O meio principal de divulgação dos Avisos-Rádio SAR (de águas interiores) e dos Avisos-Rádio Náuticos Locais são as transmissões via rádio, efetuadas pela ERMRJ e pelas estações da RENEC;

c) A Internet constitui apenas um meio secundário de divulgação, não dispensando os navegantes dispor de capacidade efetiva de recepção dos Avisos-Rádio transmitidos via satélite (pelo SafetyNET) e/ou por radiodifusão (pela ERMRJ e pela RENEC);

d) Na Seção II dos Avisos aos Navegantes são apresentados apenas alguns dos Avisos-Rádio Náuticos em vigor, não bastando, da mesma forma que a Internet, como fonte de consulta aos navegantes. Ademais, os Avisos-Rádio SAR não constam nesta Seção.

Para maiores detalhes sobre o Serviço de Avisos-Rádio recomenda-se a leitura do Capítulo 5 da Lista de Auxílios-Rádio editada pela DHN.