Página Inicial
 
Principal > Facilidades Portuárias > Porto de Cabedelo: 1 2 3 4
Porto de Cabedelo [Voltar]
 
 

Administração

O Porto de Cabedelo é administrado pela Companhia Docas da Paraíba - DOCAS-PB, sociedade de economia mista, constituída pela Lei Estadual n.º 6510 de 11 de agosto de 1997.

Localização e características

Localiza-se à margem direita do estuário do Rio Paraíba do Norte, distante 1,00 MN de sua foz, no município de Cabedelo, tendo suas instalações e acessos constantes nas Cartas Marítimas nos 800, 806 e 830 da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, sendo sua área limitada pelas seguintes coordenadas e pontos notáveis:
– Latitude: 06°58’30’’S  -  Longitude: 34°50’30’’W;
– Pontos Notáveis:

  1. Setor Norte: Fortaleza de Santa Catarina, com um quebra-mar artificial, que se estende até a foz do Rio Paraíba;
  2. Setor Sul: área urbana;
  3. Setor Oeste: banco balizado, que se estende em torno da ilha da Restinga, sendo esta o divisor natural do canal do Rio Paraíba.

Possui Cais com 602,00 m de comprimento, largura de plataforma mínima de 25,00m e profundidade mínima de 11,00m em toda sua extensão, para operação de carga geral, granéis sólidos e líquidos e contêineres, com capacidade portante de 50,00 kN/m2.

Tráfego no Porto

O tráfego no Porto de Cabedelo obedecerá à legislação vigente, as regras previstas em Convenções Internacionais ratificadas pelo País, as emitidas pela Capitania dos Portos da Paraíba, bem como as Normas ora estabelecidas. A utilização do canal de acesso e bacia de evolução será autorizada pela Administração do Porto, mediante solicitação com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas e prévia autorização das Autoridades Marítima, Aduaneira, Sanitária e da Polícia Marítima.

Canal de acesso

O canal de acesso ao Porto tem início nas coordenadas da Bóia n° 02 e término nas proximidades do cais acostável, possuindo largura  de 150,00 m; extensão de 6.000 m e profundidade mínima de 8,50 m.

Bacia de evolução

Extensão  -  700m
Largura  -  300m
Profundidade  - 10m

Blizamento e proteção

O balizamento do Porto de Cabedelo é composto por 11 (onze) sinais de auxílio, sendo 09(nove) flutuantes e 02(dois) fixos:

A proteção é feita através de um Guia Corrente (enrocamento de pedras) com 1.200 m de extensão.

 
Ir para a página: 1 2 3 4
 
   

Portal da Marinha do Brasil Página Inicial Portal da Marinha do Brasil Página Inicial