MARINHA DO BRASIL
Home Page Fotos Links Úteis Licitações Contato
English Version
Mapa do Site
O CIAGA
EFOMM
CURSOS PREPOM
EAD
Pós-curso
Perguntas Frequentes
 
HORÁRIOS DE
ATENDIMENTO NA
DIV. DE INSCRIÇÃO
- SEGUNDA-FEIRA
11:30 às 16:00 h
- TERÇA A QUINTA-FEIRA
08:00 às 16:00 h
- SEXTA-FEIRA
08:00 às 11:30 h

JORNAL PELICANO

SAC
CONHEÇA OS PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM O CIAGA
HOME > EFOMM > ADAPTAÇÃO
   
 


Após a pré-matrícula, os cadidatos passarão ao período de adaptação, com duração de duas semanas, que tem como objetivo integrar e ambientar o candidato à estrutura organizacional do Centro de Instrução e iniciar a sua formação militar.

Nesse período os candidatos são submetidos a diversas atividades que envolvem preparo físico e psicológico. São ministradas palestras com o intuito de instruí-los sobre os diversos assuntos que abrangem a vida do Oficial da Marinha Mercante, além dos direitos, deveres, regulamentos internos da escola e sobre a rotina da EFOMM após o período de adaptação.

Vencidas as etapas do Concurso de Admissão e Período de Adaptação, o candidato será matriculado no Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, com duração mínima de sete semestres - para o curso de Máquinas - e de oito semestres - para o curso de Náutica. Simultaneamente, será também matriculado (homens e mulheres), mesmo que já tenha prestado o serviço militar, no Núcleo de Fomação de Oficiais da Reserva da Marinha - NFORM, na condição de Aluno do Orgão de Formação de Oficiais da Reserva, com precedência hierárquica equivalente a 3º Sargento.

O curso será realizado em regime de internato, com licenças nos finais de semana, feriados e nas férias escolares. O curso é gratuito e o CIAGA fornece alimentação, alojamento, uniformes, roupa de cama e assistência médica-odontológica, psicológica, social e religiosa.

A partir da matrícula, os alunos passam a receber uma remuneração mensal, cujo valor está previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

Nos dois primeiros semestres letivos os alunos receberão as noções básicas para o conhecimento e facilitação da escolha do ramo de atividade a ser exercido na futura profissão, orientando-os para um dos seguintes cursos:

:. NÁUTICA => destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e

:. MÁQUINAS => destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.

Clique aqui para ver fotos do Juramento à Bandeira.

A opção para o curso de Náutica ou de Máquinas será realizada pelo aluno ao término do segundo semestre, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação, considerando o aproveitamento escolar obtido nos dois primeiros semestres letivos, dentro do número de vagas estabelecido para cada curso.

 


 

EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante
PREPOM - Programa do Ensino Profissional Marítimo
Carta de Serviços ao Cidadão - Clique Aqui
Vídeo Institucional do CIAGA
EMISSÃO GUIA DE SERVIÇOS
Requisitos para Projeto s no Simulador de Manobras
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
CIAGA - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Av. Brasil, 9020 - Olaria - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21030-001 - Tel: 3505-3100 / Fax: 3505-3113