Público Alvo

Praças da MB designadas para exercerem funções em Capitanias, Delegacias ou Agências.

Maiores informações site da DPC

Propósito do curso

Qualificar as Praças da Marinha do Brasil designadas para exercerem funções em Organização Militar (OM) do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), inteirando-as sobre os segmentos inerentes ao Poder Marítimo e à Marinha Mercante relacionados com essas funções, bem como familiarizando-as quanto às situações específicas que poderão se defrontar nas respectivas OM.

Metodologia de Ensino

Mista - Composta da 1ª fase por Correspondência e da 2ª fase presencial na Capitania sobre cuja jurisdição estiver a OM de destino da praça.

Forma de Avaliação

A avaliação da aprendizagem será feita por meio de prova eletrônica e avaliações práticas.

Tempo de Realização

  • 1ª Fase - por correspondência - máximo de 3 meses;
  • 2ª Fase - presencial - 2 semanas - 80 horas.

Ementa do curso

Parte por Correspondência:

  • Marinha Mercante;
  • Atividades das Capitanias, Delegacias e Agências;
  • Funções Específicas de Praça em OM do SSTA.

Parte Presencial:

2 Semanas – 80h

Serão realizadas diversas atividades praticas que serão acompanhadas por um avaliador designado que irá registrar/mensurar na Ficha de Avaliação das Atividades Práticas que será posteriormente enviada para a coordenação do estágio.

Por conter uma prova eletrônica presencial, o aluno deverá estar ciente que deverá dispor de pelo menos 1 dia na última semana do estágio para a realização dessa prova. A falta nessa prova acarretará a reprovação no curso.

ESPRAC - Estágio Preparatório para Praças Designadas para as Capitanias, Delegacias e Agências

Antes de se inscrever, verifique os procedimentos de inscrição, os documentos obrigatórios e as condições de inscrição. Depois, leia atentamente as outras informações referentes a este curso.

Condições para Inscrição

  • Ser Praça da Marinha do Brasil(MB) designada para exercer funções em uma Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência;

Obs.: Os militares que tiverem concluído o estágio, mas que estão afastados a menos de 03(três) anos das funções inerentes às OM do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, não necessitam realizar um novo estágio. Os militares afastados por um período superior ao estabelecido acima deverão realizar um treinamento, de uma semana, em sua Capitania dos Portos, onde deverão ser inteirados das normas e procedimentos atualizados.

Procedimentos de Inscrição

  • Enviar mensagem para o CIAGA conforme o modelo. Baixar modelo aqui.
  • Aguardar a mensagem de confirmação de matrícula do estágio.