GOVERNO FEDERAL
MARINHA DO BRASIL - CIAGA MARINHA DO BRASIL - CIAGA MARINHA DO BRASIL - CIAGA
Home Page Fotos Links Úteis Licitações Contato
English Version
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Mapa do Site
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA
O CIAGA
EFOMM
CURSOS PREPOM
EAD
Pós-curso
Perguntas Frequentes
 
 
JORNAL PELICANO
JORNAL PELICANO
 


 

CONVOCAÇÃO - RELAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA OS CURSOS
- EBCP-05
 
 
   
PROCESSO SELETIVO PARA O ESTÁGIO EMBARCADO
CONVOCAÇÃO DOS SELECIONADOS
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

ALTERAÇÕES EM PERÍODOS DE CURSOS: 

CURSO CFAQ-I C N5 B - FOI POSTERGADO PARA O PRÓXIMO ANO E CONSTARÁ DO PREPOM-2016
OS SEGUINTES CURSOS AGUARDAM ORIENTAÇÕES DA AUTORIDADE MARÍTIMA PARA SUA REALIZAÇÃO EM DATA AINDA NÃO DEFINIDA.
CFAQ-I M N5;
EBGL-08;
EPOR/EROR-12;
APNT-02;
APAQ-I M-04
;
ECIA-05;
EPOL I-01; e
EROG-03

- EXTRATO DO PREPOM 2015: 

CONSIDERANDO-SE O CORTE ORÇAMENTÁRIO SIGNIFICATIVO EM 2015, QUE ATINGIRAM OS RECURSOS DO FDEPM, HOUVE A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DOS CURSOS A SEREM MINISTRADOS NESTE CENTRO DE INSTRUÇÃO. RECOMENDA-SE AOS CANDIDATOS QUE CONSULTEM O "EXTRATO DO PREPOM-2015", A FIM DE VERIFICAR SE OS CURSOS SERÃO MANTIDOS, ADIADOS OU CANCELADOS.

PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA (CLIQUE NO LINK ABAIXO): 

Programação Cursos EAD 2015

NOTÍCIAS DO CIAGA

.

JOVENS DO BRASIL PARTICIPAM DE PROCESSO SELETIVO PARA EFOMM

OFICIAIS CONCLUEM ESPOC 01/2015 NO CIAGA
 
Coordenado pelo CIAGA, nas manhãs dos dias 01 e 02 de agosto de 2015, mais de nove mil jovens candidatos, de todo o Brasil, participaram do Processo Seletivo para o ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). No Rio de Janeiro, onde houve a maior concentração de candidatos, com um total de 5.607 inscritos, as provas foram realizadas no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e no próprio CIAGA. Os futuros alunos testaram seus conhecimentos em Português, Matemática, Física, Inglês e Redação.Estão em disputa, 395 vagas, sendo 230 para o CIAGA e 165 para o CIABA e após a primeira etapa, que consiste nos exames de conhecimento, os candidatos terão pela frente mais três: seleção psicofísica, teste de suficiência física e o período de adaptação e verificação de documentos. Outras informações pertinentes ao Processo Seletivo podem ser encontradas no site do CIAGA, o WWW.ciaga.mar.mil.br.Essa é a Marinha do Brasil formando a Marinha Mercante Brasileira!

CIAGA RECEBE TURMA DE COMANDOS ANFÍBIOS

OFICIAIS CONCLUEM ESPOC 01/2015 NO CIAGA
 
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) recebeu, pela primeira vez na sua história, no dia 17 de julho, a turma 2015 do Curso Especial de Comandos Anfíbios, que utilizaram o Centro de Simuladores deste Centro de Instrução para a realização de aula e prática de Navegação. O curso é ministrado pela Escola de Operações Especiais do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e tem o propósito de preparar militares para o planejamento e execução de operações especiais de Fuzileiros Navais.As aulas de Instrução Naval permitem que o futuro elemento de operações especiais tenha conhecimentos necessários para realizar infiltração aquática partindo de meios navais. A vinda destes alunos indica a oportunidade de parceria entre o CIAGA e os Fuzileiros Navais na preparação cada vez mais especializada de seus militares, com economia de recursos e uso de simuladores.

CIAGA ABRE SUAS PORTAS PARA A FAMÍLIA NAVAL

OFICIAIS CONCLUEM ESPOC 01/2015 NO CIAGA
 
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), com a finalidade de unir e interagir sua força de trabalho, promoveu no sábado, 18 de julho, um churrasco de confraternização para a Família Naval, com o apoio do Abrigo do Marinheiro e da Empresa de Navegação Elcano. O CIAGA abriu suas portas para convidados da tripulação, que puderam conhecer o local de trabalho de seus familiares e proporcionou ainda atividades para todos os presentes, como demonstração de adestramento de cães do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, aulas de vela e navegação na Baía de Guanabara em veleiros conduzidos por alunos da EFOMM, oficinas de Saúde Bucal realizada pelo Dep. de Saúde, oficinas de Beleza com cortes de cabelo, manicure e maquiagem em parceria com o Salão e Curso Vivas e "Mary kay Cosméticos" e Espaço Infantil com brinquedos e shows de mágica para as crianças.Abrindo as portas para a Família Naval, o CIAGA, além de demostrar que valoriza o seu pessoal, ofereceu a oportunidade da tripulação mostrar o resultado de seu trabalho na manutenção das instalações e condução dos serviços que contribuem para a formação da Marinha Mercante Brasileira.

OFICIAIS CONCLUEM ESPOC 01/2015 NO CIAGA

OFICIAIS CONCLUEM ESPOC 01/2015 NO CIAGA
 
Na tarde do dia 26 de junho foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia de conclusão do Estágio Preparatório para Oficiais designados para Capitanias, Delegacias e Agências (ESPOC 01/2015), que contou com 41 oficiais que exercerão estas funções, em todo o Brasil. O curso tem o objetivo de apresentar conhecimento prévio sobre os segmentos inerentes ao Poder Marítimo e à Marinha Mercante e a metodologia de ensino é composta por uma fase "on line" e outra presencial. A fase presencial, que encerra o Estágio, foi realizada no CIAGA e contou com aulas/palestras, estudos de casos e visitas às Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA) e outros órgãos intervenientes às atividades da Marinha Mercante.

.

CIAGA PARTICIPA DA CORRIDA 150 ANOS
DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

CIAGA PARTICIPA DA CORRIDA 150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO
 
O CIAGA participou da corrida alusiva aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, na manhã de domingo do dia 21 de junho, na orla da praia de Copacabana. A corrida, organizada pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), contou com a participação de 64 pelotões militares e 10 civis, totalizando 1.700 corredores.

.

CIAGA RECEBE 2ª ETAPA DO XV CIRCUITO PODER MARÍTIMO

CIAGA RECEBE 2ª ETAPA DO XV CIRCUITO PODER MARÍTIMO
 
Na manhã do dia 20 de junho o CIAGA recebeu, em sua raia, a XV Regata “Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha”, 2ª etapa do XV Circuito “PODER MARÍTIMO” de Remo em Escaler 2015. Resultados por categorias: FEMININO – 1º) CFN, 2°) ESQUADRA-A, 3°) DGMM, 4º) CIAGA-A, 5º) ESQUADRA-B, 6º) CIAGA-B e 7º) CIAW. SUB-24 – 1°) ESQUADRA, 2°) EN, 3°) CIAA, 4º) CIAGA-B, 5º) CN e 6º) CIAGA-A. ASPIRANTES – 1°) EN, 2°) ESQUADRA, 3º) CFN, 4º) CIAGA, 5º) CIAA e 6º) CN. VETERANO– 1°) ESQUADRA, 2°) CFN B, 3°) CIAA, 4º) VASCO, 5º) CIAGA e 6º) CIAW. MISTO – 1°) VASCO 2º) ESQUADRA, 3°) C. R. GUANABARA, 4º) CIAGA, 5º) CIAA, 6º) CIAW e 7º) CIM. SENIOR – 1°) CIAA, 2°) ESQUADRA, 3°) EN-B, 4º) CIAGA, 5º) CIAW, 6º) EN-A e 7º) CMASM.
.

DIRETOR DO CCSM MINISTRA PALESTRA
PARA TURMA DO ESPOC NO CIAGA

DIRETOR DO CCSM MINISTRA PALESTRA PARA ESPOC
 
A Comunicação Social no contexto das Organizações Militares foi o assunto abordado na tarde do dia 18 de junho de 2015, pelo Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Contra-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha. A palestra foi ministrada no auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha para os Oficiais que estão cursando o Estágio Preparatório para Oficiais Designados para Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências - ESPOC-1/2015. Participaram também o Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Lourenço, integrantes de Comunicação Social das OM da Marinha do Brasil sediadas na Av. Brasil e alunos redatores do Jornal Pelicano, da EFOMM. Foi uma excelente oportunidade de ampliação dos conhecimentos sobre a Comunicação Social na Marinha e reciclagem e aprendizado para todos os presentes.

.

ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM JURAM À BANDEIRA

ALUNOS DO 1º ANO DA EFOMM JURAM À BANDEIRA
 
Na manhã ensolarada da sexta-feira 22 de maio de 2015, foi realizada no CIAGA a Cerimônia de Juramento à Bandeira dos alunos do 1º ano da EFOMM. O evento foi presidido pelo Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Claudio Portugal de Viveiros, acompanhado pelo Almirante-de-Esquadra (Ref) Arnaldo, ex-Comandante deste Centro de Instrução e do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Lourenço, além de autoridades militares e membros da comunidade marítima. Após o canto do Hino Nacional por todos os presentes, ocorreu efetivamente o momento do Juramento à Bandeira pelos 247 alunos do 1º ano. Na sequência, o Almirante Lourenço fez sua exortação, enfatizando o compromisso que os jovens alunos acabaram de assumir, não somente com a Marinha, mas perante toda a sociedade brasileira. O Comandante do CIAGA também lembrou a dedicação dos professores e da tripulação do CIAGA em prol da boa formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante. Ao final, salientou “a canalizarem suas energias para os estudos acadêmicos que garantirão o continuado crescimento profissional e para a formação militar que os tornará valorosos marinheiros e marinheiras, capazes de honrar nossa Bandeira, e contribuir para termos um Brasil cada vez maior e melhor”. A cerimônia prosseguiu com a ostentação da Bandeira Nacional pelo Comandante Aluno Erick Nanjara, quando todos os alunos prestaram a continência individual. Ao final houve o desfile em continência ao DPC e o brado da turma do 1º ano.

.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO
ASOM FEMAR É REALIZADA NO CIAGA

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO  ASOM FEMAR É REALIZADA NO CIAGA
 
Na manhã do dia 15 de maio de 2015 ocorreu, no auditório Alte. Newton Braga, a cerimônia de encerramento do curso de Adaptação a 2º Oficial de Máquinas (ASOM 02/2014), cujas aulas foram ministradas na Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) em parceria com a Academia Marítima Transpetro e a Diretoria de Portos e Costas (DPC). O evento foi presidido pelo Vice-Almirante Claudio Portugal de Viveiros, Diretor de Portos e Costas, acompanhado pelo Vice-Almirante (RM1) Lúcio Franco de Sá Fernandes, presidente da FEMAR, do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço e o senhor Elmo , representante da Academia Marítima Transpetro. Após a entrega de platinas pelos padrinhos e madrinhas dos 30 formandos, os alunos Abdo Emanuel Lírio Malverdi – 1º colocado, e Luiz Henrique de Lucas Gomes – 2º colocado, receberam das mãos do DPC os Prêmios Escolares. Na sequência foi realizada a homenagem ao Paraninfo da turma, CMG Carlos Eduardo de Almeida Silva e proferidas as palavras do representante da Transpetro, do presidente da FEMAR e ao final do DPC, que parabenizou os formandos e ressaltou a importância da profissão.


VEJA MAIS NOTÍCIAS

 

EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante
PREPOM - Programa do Ensino Profissional Marítimo
Carta de Serviços ao Cidadão - Clique Aqui
Andamento de Processos
EMISSÃO GUIA DE SERVIÇOS
Requisitos para Projeto s no Simulador de Manobras
VÍDEO INSTITUCIONAL DO CIAGA
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
CIAGA - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Divisão de Inscrição - Cursos PREPOM - 3505-3128 / 3505-3183 / 3505-3203
Av. Brasil, 9020 - Olaria - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21030-001 - Tel: 3505-3100 / Fax: 3505-3113