GOVERNO FEDERAL
MARINHA DO BRASIL - CIAGA MARINHA DO BRASIL - CIAGA MARINHA DO BRASIL - CIAGA
Home Page Fotos Links Úteis Licitações Contato
English Version
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Mapa do Site
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA
O CIAGA
EFOMM
CURSOS PREPOM
EAD
Pós-curso
Perguntas Frequentes
 
 
JORNAL PELICANO
JORNAL PELICANO
 


 

QUADRO DE AVISOS

CONVOCAÇÃO - RELAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA OS CURSOS

APAQ-IC-09  EPOE-11 CFAQ-I M N5  
PROCESSO SELETIVO PARA O ESTÁGIO EMBARCADO
  VAGAS ABERTAS  
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
ATENÇÃO: Por orientação da Autoridade Marítima, estamos interrompendo, momentaneamente, a abertura de inscrições para cursos do PREPOM, para reavaliação do calendário acadêmico, exceto para os cursos EPOE, que terão suas inscrições e realizações mantidas. Os cursos que estão com inscrições abertas e aqueles que já encerraram suas inscrições, permanecerão como previsto.
CURSO EPOE-12
VIRTUDE NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO DO SIMULADOR ECDIS NO PERÍODO DE 16 A 27/05/2016, O CURSO EPOE-12 FOI REPROGRAMADO PARA O PERÍODO DE 27/06/2016 A 01/07/2016, SENDO MANTIDOS PARA O PROCESSO SELETIVO OS CANDIDATOS INSCRITOS NO PERÍODO DE 17/03/2016 A 18/04/2016.
TEMPO DE EMBARQUE
TODOS OS AQUAVIÁRIOS DEVEM MANTER OS SEUS TEMPOS DE EMBARQUE ATUALIZADOS, TENDO EM VISTA SER ESSE O PRINCIPAL CRITÉRIO UTILIZADO POR OCASIÃO DA SELEÇÃO PARA OS DIVERSOS CURSOS MINISTRADOS NESTE CENTRO DE INSTRUÇÃO.
CURSOS EXTRA-FUNDO
O CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA (CIAGA), QUE POSSUI A RESPONSABILIDADE DE EMITIR OS CERTIFICADOS DOS CURSOS EXTRA-FUNDO MINISTRADOS PELAS EMPRESAS CREDENCIADAS, ESTÁ ENVIDANDO ESFORÇOS PARA REDUZIR O PRAZO DE SUA PRONTIFICAÇÃO E CONSEQUENTE DISTRIBUIÇÃO. ASSIM, TENDO EM VISTA O GRANDE NÚMERO DE CERTIFICADOS PRONTIFICADOS PARA SEREM DISTRIBUÍDOS E DEMANDA CONCENTRADA TODA NO CIAGA, SERÁ ADOTADO O SEGUINTE PROCEDIMENTO PARA AGILIZAR SUA DISTRIBUIÇÃO:
- A EMPRESA QUE MINISTROU O CURSO, APÓS INFORMADA DA PRONTIFICAÇÃO DOS CERTIFICADOS, DEVERÁ RETIRÁ-LOS NO CIAGA PARA DISTRIBUIÇÃO; e
- OS AQUAVIÁRIOS DEVERÃO PROCURAR AS EMPRESAS ONDE REALIZARAM OS CURSOS PARA RECEBER SEUS CERTIFICADOS.
VAGAS DE ALOJAMENTO PARA OS CURSOS DO PREPOM
DE ACORDO COM O PUBLICADO NO PREPOM-AQUAVIÁRIOS/2016, PÁGINA “V” – LEMBRETES - ITEM 4, INFORMAMOS QUE:
1- AS VAGAS, QUANDO DISPONÍVEIS, SOMENTE SERÃO DISTRIBUÍDAS NO DIA DO INÍCIO DO CURSO E APÓS A CONFIRMAÇÃO, PELA DIVISÃO DE INSCRIÇÃO, DA EFETIVA SELEÇÃO DO CANDIDATO;
2- NO PERÍODO DOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO (05 a 21/AGOSTO/2016), NÃO HAVERÁ VAGAS NO ALOJAMENTO PARA OFICIAIS, EM FACE DA ACOMODAÇÃO DE UMA DELEGAÇÃO DINAMARQUESA, NESSE PERÍODO; e
3- NÃO HÁ ACOMODAÇÕES PARA O PÚBLICO FEMININO, DEVIDO ÀS OBRAS DOS CAMAROTES DA EFOMM.

NOTÍCIAS DO CIAGA

ALUNOS DO PROJETO PRÓ-FLORESCER VISITAM CIAGA

ALUNOS DO PROJETO PRÓ-FLORESCER VISITAM CIAGA
 
No dia 14 de abril de 2016, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), recebeu a visita dos 40 alunos do Projeto Pró-Florescer, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é parceiro do Centro de Instrução dentro no projeto CIAGA VERDE. O Pró-Florescer atende jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo reforço escolar e formação profissionalizante. Os alunos do projeto tiveram a oportunidade de participar do Dia do Comandante, realizado todo o mês no CIAGA, quando, após o Cerimonial à Bandeira presenciado por toda tripulação do Centro de Instrução, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizam o desfile em continência ao Comandante do CIAGA e são avaliados para a escolha do Pelotão Mauá, que consiste no pelotão que melhor apresenta marcialidade, conduta militar e apresentação pessoal, forjando a mentalidade sadia e necessária não só para a vida escolar mas, sobretudo, para a futura vida embarcada. Após o desfile, os alunos do Pró-Florescer participaram de uma palestra mostrando as formas de ingresso à Marinha e a estrutura e organização do CIAGA, além de conhecerem algumas instalações, como salas de aula, Grêmio de Vela e Remo da EFOMM e Centro de Simuladores.

CIAGA RECEBE A VISITA DO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA

CIAGA RECEBE A VISITA DO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA
CIAGA RECEBE A VISITA DO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA
 
No dia 13 de abril de 2016 o CIAGA recebeu a visita de 67 alunos do Colégio Militar de Juiz de Fora - MG (CMJF). O encontro faz parte do Pedido de Cooperação de Instrução daquele Colégio, que programa visitas de seus alunos às escolas militares como parte da formação, além de permitir conhecimento das oportunidades que as Forças Armadas oferecem aos jovens. Assim, durante a visita ao CIAGA, foram apresentadas palestras mostrando as possibilidades e os requisitos para o ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), a estrutura e organização existentes no CIAGA, que hoje possui 34 alunos oriundos do CMJF, cursando a EFOMM. E para dar a verdadeira noção do que pode ser a vida e o trabalho ligados ao mar, além da vista às Salas de Aulas, Laboratórios, Biblioteca e Quadras de Esportes/Piscinas, os alunos e alunas puderam imaginar e sentir o balanço de um navio nos Simuladores do CIAGA com um exercício de navegação. A seguir, literalmente, os mineiros se fizeram ao mar nos veleiros e escaleres do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM e pelo brilho nos olhos e sorrisos largos estampados nos jovens rostos, entenderam porque vibramos tanto com a Marinha.

CIAGA APOIA PROJETO BAÍA SEM LIXO

CIAGA APOIA PROJETO BAÍA SEM LIXO
 
No dia 12 de abril de 2016, o (CIAGA recebeu visita do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus de Almeida Lima e do Chefe de Núcleo de Relações Estratégicas do Inea, Wilson Duarte de Araújo. O encontro visou dar adiante as tratativas para apoio ao Projeto "Baía Sem Lixo", daquele Instituto, que em coordenação com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), visa reduzir a poluição da Baía de Guanabara. A parceria do CIAGA no projeto, com a utilização do pier/guindaste e rampa de acesso para embarcações, não envolverá custos ou comprometerá as atividades acadêmicas do Centro. Em contrapartida, vislumbra-se como vantagens a manutenção da área marítima no entorno do CIAGA e Organizações Militares do Complexo da Av. Brasil, emprego dos caminhões da COMLURB, que com acesso ao CIAGA também recolherão o lixo de bordo (hoje efetuado por firma contratada) e contribuição para o Projeto CIAGA VERDE, que engloba ações voltadas para o meio ambiente, incluindo o consciente aproveitamento do lixo reciclado, evitando desperdícios, otimizando recursos e melhorando a qualidade de vida na Organização Militar e formação dos futuros homens e mulheres do mar.

ALUNOS DA EFOMM REALIZAM CURSO NO PLANETÁRIO

ALUNOS DA EFOMM REALIZAM CURSO NO PLANETÁRIO
 
Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizaram, entre os dias 28 a 31 de março de 2016, o Curso de Identificação do Céu, coordenado pelo Planetário da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. As aulas foram ministradas pelo astrônomo Alexandre Cherman, ex-professor do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), Doutor em Física e Gerente de Astronomia do Planetário. Os alunos no curso tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as estrelas, identificar os principais alinhamentos e asterismos. Para os futuros homens e mulheres do mar, observar os astros e realizar a Navegação Astronômica, auxilia na determinação da sua posição ou mesmo na obtenção de outras informações úteis para a segurança da embarcação. Além disto, garante que os navegantes nunca serão dependentes da tecnologia ou de satélites.

CIAGA INICIA PARCERIA PARA AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

CIAGA INICIA PARCERIA PARA AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS
 
No dia 04 de abril de 2016, o CIAGA recebeu a visita da equipe do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e do Programa Socioambiental e Adequação Ecológica, formada pelo coordenador do Programa João Carlos, engenheiro agrônomo Ulisses Souza, engenheira florestal Márcia Inácio, biólogo Gustavo Martins e estagiária em biologia Charleni Pastor, que ficará lotada no CIAGA. O encontro ratificou a parceria com o Jardim Botânico e inclusão no citado Programa. O objetivo é conscientizar e capacitar a tripulação para a importância de medidas sustentáveis que possam ajudar na qualidade de vida da força de trabalho do Centro de Instrução e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria do meio ambiente. Por meio da parceria será possível manter e revitalizar a área verde do CIAGA, orientar o combate aos formigueiros e capacitar militares em jardinagem. Este trabalho conjunto faz parte do Projeto CIAGA VERDE, que engloba ações voltados para o meio ambiente incluindo o consciente aproveitamento do lixo reciclado evitando desperdícios e otimizando recursos, contribuindo para a qualidade de vida na Organização Militar e na formação dos futuros homens e mulheres do mar.

CIAGA RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA DGN E DPC

CIAGA RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA DGN E DPC
 
No dia 31 de março de 2016, o CIAGA promoveu encontro com os principais assessores da cadeia de Comando do Setor da Diretoria Geral de Navegação (DGN), em sua vertente Portos e Costas. Assim, foram recebidos em visita ao Centro, o Chefe de Gabinete do Diretor-Geral de Navegação, Capitão-de-Mar-e-Guerra Nilson e o Vice-Diretor de Portos e Costas, novo cargo criado na Diretoria de Portos e Costas (DPC) para melhor assessorar seu Diretor na coordenação dos assuntos afetos à Autoridade Marítima e condução da parte administrativa da OM, Capitão-de-Fragata Lúcio. Durante o encontro, o Comandante CIAGA, Contra-Almirante Lourenço, acompanhado do Imediato, dos Superintendentes de Ensino e Administração e do Comandante do Corpo de Alunos, apresentou as principais tarefas, atividades, facilidades e dificuldades do Centro de Instrução. Por parte dos representantes da DGN e da DPC, da mesma forma, foi possível conhecer as tarefas e a estrutura que cada um possui para assessoria e controle dos assuntos afetos ao Setor DGN. O propósito do encontro foi alcançado e foi possível discutir ações para melhor contribuir com a Autoridade Marítima e ajustar o rumo da navegação do CIAGA para, em conjunto com a DPC e DGN continuar formando, especializando, aperfeiçoando e atualizando a Marinha Mercante Brasileira.

TERMINA 1º ETAPA DO ESTUDO EM FISIOTERAPIA NO CIAGA

TERMINA 1º ETAPA DO ESTUDO EM FISIOTERAPIA NO CIAGA
 
Chegou ao fim a 1ª etapa do estudo realizado na área de fisioterapia utilizando os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O trabalho, que é coordenado pelo Capitão-Tenente (S) Thiago Jambo Alves Lopes, em parceria com o Laboratório de Pesquisas em Ciências dos Exercícios (LABOCE), do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), contemplou mais de 500 alunos da EFOMM desde janeiro de 2016. A pesquisa é organizada por meio de testes funcionais no intuito de, no futuro, atuar na predição e diminuição de lesões traumato-ortopédicas de nossos militares, principalmente as ocasionadas por exercícios. A 2ª etapa consiste na coleta de informações sobre as lesões dos alunos, que terão acompanhamento ao longo do ano pela equipe de fisioterapeutas do CIAGA e desta forma, poder identificar causas mais prováveis de lesões a fim de evitá-las, contribuindo para reduzir custos e manter os militares da Marinha do Brasil operacionais por maior tempo.

CIAGA PROMOVE ENCONTRO COM EMPRESAS CREDENCIADAS PARA MINISTRAR CURSOS DO EPM

CIAGA  PROMOVE ENCONTRO COM EMPRESAS CREDENCIADAS PARA MINISTRAR CURSOS DO EPM
 
No dia 23 de março de 2016, o CIAGA promoveu encontro com representantes de empresas que estão autorizadas a ministrar cursos "Extra Fundo", assim chamados por não serem custeados pelo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM). A reunião, que contou com a presença das empresas BRAM Offshore Transportes Marítimos, Transpetro, Kongsberg, Maersk Trainning e Vision Marine, além do Instituto de Ciências Náuticas (ICN), a Fundação Homem do Mar e a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), teve o objetivo, entre outros, de orientar e padronizar procedimentos de comunicações e documentos entre as credenciadas e o CIAGA, entregas de certificados e prazos envolvidos nos cursos ministrados e atrelados ao Ensino Profissional Marítimo (EPM), de modo a minimizar algumas das deficiências apontadas por nossos Marítimos.

CIAGA SE REÚNE COM REPRESENTATES DA BRAM OFFSHORE

CIAGA SE REÚNE COM REPRESENTATES DA BRAM OFFSHORE
 

No início da tarde do dia 17 de março de 2016, no CIAGA, foram recebidos para reunião representantes da empresa BRAM Offshore. Na ocasião, também estavam presentes alguns alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e militares do Departamento de Cursos e Estágios. A pauta da reunião mais uma vez abordou a parceria na busca por ampliar as vagas de estágio embarcado (PREST) para os recém-formados alunos do CIAGA.

CIAGA AMPLIA PARCERIA COM CENTRONAVE

CIAGA AMPLIA PARCERIA COM CENTRONAVE
 

Em virtude da constante busca por vagas de estágio embarcado (PREST) para os alunos da EFOMM, que hoje é o foco do CIAGA, o Comandante, Contra-Almirante Lourenço e comitiva, viajaram para São Paulo no último dia 12 de março a fim de discutir junto à diretoria do Centro Nacional de Navegação (CentroNave), soluções que possam reduzir as dificuldades encontradas para a conclusão da formação do Oficial da Marinha Mercante, fato agravado em consequência do atual cenário econômico que vive o País. O CentroNave representa 23 empresas de navegação estrangeiras e é uma das referências em transporte marítimo de carga no Brasil. Fruto dos entendimentos da reunião, o CIAGA conseguiu, num primeiro momento, vagas para o período de praticagem dos alunos na transportadora marítima alemã Hamburg Sud, o que pode representar o início de uma interessante parceria. Além disso, durante o encontro, ficou acertado o embarque de alunos da EFOMM durante o período de férias escolares nos navios das empresas parceiras da CentroNave. O CIAGA intensificou a busca por parcerias estratégicas capazes de atender a demanda dos Praticantes a Oficial recém-formados, incluindo a possibilidade de parte deste estágio embarcado ser realizado a bordo de navios militares e a tendência é que, ao longo do ano se reduza a fila de espera para o PREST.

ALUNAS E ALUNOS DA EFOMM SE DESTACAM EM REGATAS

ALUNAS E ALUNOS DA EFOMM SE DESTACAM EM REGATAS
 

As alunas da equipe de Vela da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) conquistaram o segundo lugar na Regata a Vela Elas, realizada pelo Clube Naval Charitas, no dia 14 de março de 2016. O resultado foi muito comemorado pelas atletas, já que a tripulação é recém-formada. Apesar do céu nublado e pouco vento, as alunas conseguiram, com muito esforço, competir de igual para igual com velejadoras de nível olímpico, que conquistaram o primeiro lugar. Os velejadores do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM (GVREFOMM) também participaram das Regatas Castello Branco e 6h da Lagoa, trazendo para o CIAGA mais medalhas. Os alunos também participaram da premiação da Regata de Aniversário do Iate Clube do Rio de Janeiro, realizada no dia 5 de março, subindo ao pódio mais uma vez. Esses resultados comprovam a preocupação do CIAGA em formar os futuros profissionais da Marinha Mercante, enaltecendo o espírito marinheiro e o trabalho em equipe necessários na vida a bordo de qualquer navio.

CIAGA ANUNCIA VENCEDOR DO PELOTÃO MAUÁ

CIAGA ANUNCIA VENCEDOR DO PELOTÃO MAUÁ
 
Na manhã do dia 16 de março de 2016, foi realizado no CIAGA o anúncio do Pelotão Mauá. O Pelotão Mauá tem o propósito de incentivar os alunos da EFOMM para a obtenção de melhor conduta disciplinar e apresentação pessoal, forjando a mentalidade sadia e necessária não só para a vida escolar, mas, sobretudo, para a futura vida embarcada. Entre os critérios para a avaliação do Pelotão Mauá estão a apresentação pessoal, imobilidade, marcialidade e entusiasmo. Ao longo do mês os Pelotões são avaliados durante os desfiles que ocorrem a cada semana. O pelotão possui esse nome em alusão a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, Patrono da Marinha Mercante. O pelotão vencedor é anunciado durante o Dia do Comandante, quando a tripulação do CIAGA, composta pelos militares, servidores e funcionários civis, veteranos da Marinha do Brasil, alunos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e da EFOMM, se reúne no Pátio da Bandeira para acompanhar o passo a passo do Cerimonial à Bandeira.


VEJA MAIS NOTÍCIAS

 

EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante
PREPOM - Programa do Ensino Profissional Marítimo
Carta de Serviços ao Cidadão - Clique Aqui
Andamento de Processos
EMISSÃO GUIA DE SERVIÇOS
Requisitos para Projeto s no Simulador de Manobras
VÍDEO INSTITUCIONAL DO CIAGA
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
CIAGA - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Divisão de Inscrição - Cursos PREPOM - 3505-3128 / 3505-3183 / 3505-3203
Av. Brasil, 9020 - Olaria - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21030-001 - Tel: 3505-3100 / Fax: 3505-3113