GOVERNO FEDERAL
MARINHA DO BRASIL - CIAGA MARINHA DO BRASIL - CIAGA MARINHA DO BRASIL - CIAGA
Home Page Fotos Links Úteis Licitações Contato
English Version
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Mapa do Site
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA
O CIAGA
EFOMM
CURSOS PREPOM
EAD
Pós-curso
Perguntas Frequentes
 
 
JORNAL PELICANO
JORNAL PELICANO
 


 

CONVOCAÇÃO - RELAÇÃO DOS SELECIONADOS PARA OS CURSOS
NÃO EXISTEM SELECIONADOS NO MOMENTO 
     
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA DIVISÃO DE INSCRIÇÃO: 

SEGUNDA-FEIRA
Período de 08:00 às 11:30: reservado para aberturas e matrículas em cursos.
Atendimento de 11:30 às 16:00.
TERÇA A SEXTA-FEIRA
Atendimento de 08:00 às 16:00
NOTÍCIAS DO CIAGA
.

CERIMÔNIA DE FORMATURA DE PRATICANTES-ALUNOS

CERIMÔNIA DE FORMATURA DE PRATICANTES-ALUNOS
 
Na manhã do dia 10 de dezembro de 2014 foi realizada CIAGA, no Rio de Janeiro, a formatura dos 227 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Turma Caio Augusto Castro da Costa, em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto e com a presença de ex-ministros da Marinha, membros do Almirantado e representantes da Comunidade Marítima. Neste ano a EFOMM formou um total de 93 alunos do curso de Máquinas e 134 alunos do curso de Náutica, sendo 57 do sexo feminino. As platinas do Praticante-Aluno primeiro colocado no curso de Náutica, Marco Thúlio Saviatto Duarte e do primeiro colocado no curso de Máquinas, Heberth Pereira de Oliveira, foram trocadas respectivamente pelo Comandante da Marinha e Diretor Geral de Navegação, Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg. Na sequência os padrinhos e madrinhas dos demais alunos tiveram a oportunidade de efetuar a troca de platinas dos futuros Oficiais da Marinha Mercante. A EFOMM é um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante. Ao final do terceiro ano do curso, os alunos realizarão obrigatoriamente o Estágio Embarcado a bordo de embarcações mercantes para, enfim, serem declarados Segundo Oficial de Náutica ou Segundo Oficial de Máquinas, integrando o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil.

.

CIAGA REALIZA XV REGATA PODER MARÍTIMO

CIAGA REALIZA XV REGATA PODER MARÍTIMO
 
Na manhã do dia 29 de novembro de 2014 foi realizada, na raia do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), a XV Regata CIAGA, etapa do XIV Circuito Poder Marítimo de Remo em Escaler, que contou com a participação de diversas Organizações Militares. Além das provas, os presentes puderam aproveitar outras atrações, como estandes de divulgação de atividades da Marinha e a área de recreação infantil. O Circuito Poder Marítimo foi criado em dezembro de 2000, a partir de uma iniciativa da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha em parceria com o CIAGA. O evento contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima brasileira.
.

EFOMM ENCERRA ANO CULTURAL

EFOMM ENCERRA ANO CULTURAL
 
No início da noite de 13 de novembro de 2014 foi realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Auditório Almirante Newton Braga, o Encerramento do Ano Cultural da Escola de Formação dos Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), com a presença do Comandante do CIAGA, Oficiais do Centro de Instrução e do Corpo de Alunos. As atrações do evento, todas compostas pelos próprios alunos da EFOMM, ficaram por conta do Dueto formado pelos alunos João Marcos Bento Gomes e Rafael da Rosa Siqueira, do Coral, Banda Paiol, Grêmio de Dança e Grêmio de Teatro. Ao longo do ano a Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM) proporcionou aos alunos diversas atividades culturais que contribuem para a formação da mentalidade marinheira dos futuros Oficiais da Marinha Mercante e despertam atributos como iniciativa, disciplina e espírito de equipe.
.

CIAGA REALIZA A IV JORNADA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CIAGA REALIZA A IV JORNADA DE ENSINO A DISTÂNCIA
 
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou, no dia 11 de novembro de 2014, no Auditório Almirante Newton Braga, a IV Jornada de Ensino a Distância (EaD). O evento contou com a participação de representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Faculdades Integradas Helio Alonso, Universidade Estácio de Sá, SENAI, SESC, Fiocruz, professores, pedagogos e civis que atuam na aérea de ensino a distância . Este ano a Jornada teve como propósito apresentar e discutir os reflexos e os impactos gerados no ensino a distância com a aprendizagem flexível e inteligente nas Organizações Militares. No decorrer da manhã foram apresentados na Mesa Redonda uma série de temas com representantes do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), Escola Superior de Guerra (ESG), Universidade da Força Aérea (UNIFA), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e da empresa BlackBoard Brasil. No encerramento da Jornada foi apresentada a palestra “Ensino a Distância: do Selo Postal à Aprendizagem Flexível e Inteligente”, com José Moran, professor de Novas Tecnologias e Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

.

SERVIDORES CIVIS SÃO HOMENAGEADOS NO CIAGA

SERVIDORES CIVIS SÃO HOMENAGEADOS NO CIAGA
 
Na manhã do dia 04 de novembro foi realizada no CIAGA a cerimônia alusiva ao Dia do Servidor Público, com a presença do Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Aguiar Freire, do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Falcão, do Imediato, demais Oficiais, Servidores Civis e Funcionários. Após as leituras da Ordem do Dia do Diretor do Pessoal Civil da Marinha e da Mensagem do Comandante da Marinha, realizou-se a entrega do Prêmio “Mérito Funcional”, que é conferido aos servidores da Marinha como reconhecimento dos bons serviços e conduta exemplar nos exercícios de suas atribuições funcionais ao completarem dez, vinte, trinta ou quarenta anos de serviços prestados à Marinha do Brasil. Em seguida foram entregues as placas e os distintivos aos servidores civis aposentados recentemente.

.

CIAGA CELEBRA DIA DO MAQUINISTA

CIAGA CELEBRA DIA DO MAQUINISTA
 
No dia 17 de outubro é comemorado o Dia do Maquinista. Para comemorar a data, o CIAGA realizou uma cerimônia em alusão a esses profissionais que ao longo dos anos foram fundamentais para assegurar a mobilidade e o melhor emprego das embarcações. O evento contou com a presença dos alunos de Máquinas do 2º e 3º anos da EFOMM, do curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Máquinas (APMA) e do Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM). A leitura da Ordem do Dia do Comandante da Força de Superfície reverenciou a memória do Vice-Almirante Ary Parreiras, Patrono dos Maquinistas e destacou o empenho desses profissionais nas praças de máquinas e em diversos outros compartimentos dos navios. Em seguida, ocorreu a premiação dos jovens maquinistas da EFOMM com os melhores desempenhos acadêmicos no primeiro semestre de 2014. Os prêmios foram doados pelo Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) e pelo Grupo Editorial Record.

.

CIAGA REALIZA IX ENCONTRO TÉCNICO PEDAGÓGICO

CIAGA REALIZA IX ENCONTRO TÉCNICO PEDAGÓGICO
 
Como parte das comemorações do Dia do Professor, o CIAGA organizou, no dia 16 de outubro de 2014, o IX Encontro Técnico Pedagógico. O evento, que contou com a participação de professores, pedagogos, representantes de diversas organizações militares, da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); recebeu como palestrante o professor Luiz Jansen de Mello, doutor em Teologia Fundamental pela Universidade Gregoriana de Roma, Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-graduado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ. Durante a palestra o professor Jansen de Mello abordou o tema “Reaprender a aprender: desafio para pessoas e organizações.” O tema ressaltou a importância das relações sólidas, o incentivo à educação e à aprendizagem. Por meio de sua experiência de vida, o professor mostrou como as pessoas podem reaprender e dar um sentido a própria história e escolhas.

.

CIAGA PREMIA VENCEDORES DA XLII REGATA A VELA

CIAGA PREMIA VENCEDORES DA XLII REGATA A VELA
 
No início da noite de 16 de outubro de 2014 foi realizada no Grêmio de Vela da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (GVEFOMM), no CIAGA, a premiação da XLII Regata a Vela, que ocorreu no dia 14 de setembro, na raia do Clube Naval Charitas, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. O Troféu Fita Azul, que premia os tripulantes da primeira embarcação a cruzar a linha de chegada, foi entregue pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Aguiar Freire, à tripulação da embarcação BREKELÉ, dos Aspirantes da Escola Nava. Este ano a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) esteve presente nas diversas regatas do Circuito da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. O GVEFOMM é uma agremiação cujas finalidades são desenvolver o gosto pelo mar e a aptidão marinheira dos alunos da EFOMM.
 
EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante
PREPOM - Programa do Ensino Profissional Marítimo
Carta de Serviços ao Cidadão - Clique Aqui
Andamento de Processos
EMISSÃO GUIA DE SERVIÇOS
Requisitos para Projeto s no Simulador de Manobras
VÍDEO INSTITUCIONAL DO CIAGA
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
CIAGA - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Divisão de Inscrição - Cursos PREPOM - 3505-3128 / 3505-3183 / 3505-3203
Av. Brasil, 9020 - Olaria - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21030-001 - Tel: 3505-3100 / Fax: 3505-3113