Portal do Governo Federal
Você está aqui:  CGCFN -> Comunicação Social -> Destaques ->
     
     

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza Adest-FER-2012 em Três Corações

 

      No período de 21 a 30 de agosto, cerca de 1.200 Fuzileiros Navais realizaram o treinamento anual (ADEST-FER-FFE-II/2012) no Campo de Instrução da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), no município de Três Corações, em Minas Gerais. O exercício, dividido em duas fases, tem o propósito de realizar o aprimoramento técnico e tático da tropa e de manter sua prontidão operacional.
     A primeira fase, que ocorreu até o dia 25 de agosto, consistiu no treinamento específico das Unidades subordinadas à Força de Fuzileiros da Esquadra, com ênfase no emprego de seu armamento orgânico (relativo a cada Unidade), onde foram efetuados tiro real de Obuseiro 105mm Light Gun e Obuseiro 155mm; dos morteiros 81 e 60mm; e demais armas coletivas dos Batalhões de Infantaria. Houve ainda treinamento de comunicações operativas e uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).
    Entre os dias 23 e 25 de agosto, o Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão, Comandante de Pessoal de Fuzileiros Navais, acompanhado do Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), visitou o adestramento que participavam alunos do Curso de Aperfeiçoamento da Escola Artilharia (C-Ap) e do Estágio de Qualificação Técnica de Apoio de Fogo Orgânico dos BtlInfFuzNav (E-QT-ESP).
     Na segunda fase, houve a integração de todas as Forças e Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra e aeronaves, da Força Aeronaval. Os meios foram empregados em um tema tático, simulando uma Operação Anfíbia, organizada com o enfoque de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, nível Unidade Anfíbia – que utiliza de 800 a 2.200 Fuzileiros Navais.
   Este ano, algumas atividades foram realizadas pela primeira vez neste exercício. Vinte e quatro paraquedistas, Comandos Anfíbios, do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, realizaram 36 saltos livres a onze mil pés de altitude, a partir de uma aeronave UH-14. Este treinamento busca adestrar os militares para infiltração por paraquedas, e realização de ação de comandos ou de reconhecimento. O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea utilizou o simulador ATPS (da sigla em inglês Sistema Prático de Aquisição e Traqueamento) com alvo real.

   
   
   
   

     
                                   Comitiva do Exército Brasileiro visita Fuzileiros Navais em treinamento      

      No dia 23 de agosto, o Comandante da EsSA, General de Brigada Luiz Carlos Pereira Gomes, visitou o Campo de Instrução onde operavam as Tropas da FFE, acompanhado de seu Subcomandante, Tenente-Coronel Diniz, e de representantes das Escolas das Armas que compõem a EsSA. O Comandante da Divisão Anfíbia, o Contra-Almirante (FN) Washington Gomes da Luz Filho, coordenador da primeira fase do exercício, acompanhou o General Pereira Gomes e sua comitiva, que assistiu a uma apresentação sobre o planejamento e as medidas de segurança adotadas durante a manobra.
    A comitiva assistiu ainda aos exercícios de tiro real do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais e acompanhou o lançamento do VANT que fez um sobrevôo a 300m de altura, realizando filmagens e fotos do Campo de Instrução. Este material foi utilizado no planejamento do exercício de simulação da Operação Anfíbia, conduzido na segunda fase do treinamento.

MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Copyright © 2007 - CGCFN - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Fortaleza de São José - s/nº -Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 21911-000
Marinha do Brasil Portal do Governo Federal