Você está aqui:  CGCFN -> Comunicação Social -> Destaques ->
     
     

“FAMÍLIA, ADSUMUS!”

 

        Dois dias dedicados integralmente à família. Essa foi a rotina de quem participou do Projeto “Família, Adsumus!”, ocorrido nos dias 28 e 29 de julho no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM). O projeto, promovido pelo Comando do Pessoal do Corpo de Fuzileiros Navais (CPesFN) por meio de sua Assessoria de Serviço Social e do N-SAIPM do Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves (CIAMPA), insere-se no “Programa Qualidade de Vida” previsto na DGPM-501 (5ª Revisão) sobre a Assistência Social na Marinha do Brasil e visa proporcionar a elevação da qualidade de vida no trabalho e na família, além da integração social da Família Naval. Durante dois dias, os 250 participantes – entre militares, servidores civis e seus dependentes – puderam realizar atividades culturais, recreativas e que despertassem o interesse na preservação da natureza e do espírito cívico social.
       A Primeiro-Tenente (RM2-T) Kátia Cilene da Cunha Freire, Assistente Social e Assessora do Serviço Social do CPesFN disse que inicialmente pensou-se em organizar uma Colônia de Férias para os dependentes dos militares e servidores civis lotados nas organizações militares da Fortaleza de São de José, porém o projeto evoluiu e transformou-se no “Família, Adsumus!”. “O próprio nome do projeto remete a nossa preocupação com a família naval. Adsumus significa “Aqui Estamos”. O projeto é mais uma forma de demonstrar a presença do Serviço Social da Marinha nos diversos âmbitos da realidade social dos usuários” afirmou a Tenente Kátia Cilene, Coordenadora-Geral do Projeto “Família, Adsumus!”. As inscrições foram feitas no mês de junho e contaram com ampla divulgação, por meio, principalmente, de material gráfico espalhados pelas OMs. Foram pré-inscritas cerca de 600 pessoas, mas o número de participantes precisou ser reduzido devido à restrição de alojamentos e embarcações. “Utilizamos a data-hora da ficha de inscrição como fator de seleção, desta forma conseguimos atender àqueles que se inscreveram primeiro”, completou a Tenente.         

 
Equipe do Projeto Família, Adsumus!
 

        Na manhã do dia 28 de julho, sete ônibus partiram do Rio de Janeiro rumo a Itacuruçá, cidade localizada no município de Mangaratiba/RJ. Após a integração na viagem de ônibus, as famílias puderam desfrutar de um belo passeio pela Baía de Sepetiba. Duas escunas, além da embarcação Tenente Clayton, da Marinha do Brasil, fizeram o transporte dos participantes e da tripulação envolvida no Projeto, totalizando 332 pessoas, até as dependências do CADIM. Assim que desembarcaram, os participantes foram recebidos por militares do apoio que se encontravam perfilados orientando a formação das equipes – Alfa, Bravo, Charlie, Delta e Echo. Cada família recebeu o kit do evento (camisa, bolsa, squeeze e boné para as crianças) e posaram para a foto de lembrança do Projeto.

 
   

        O Comandante do CPesFN, Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão abriu o evento dando as boas-vindas às famílias. O Almirante declarou que o objetivo do projeto é proporcionar às famílias a oportunidade de conhecer o cotidiano militar. “Aqui nós estamos juntando lazer e integração familiar naval. O maior objetivo deste projeto é fazer com que os integrantes da família possam estar juntos dentro do contexto do trabalho dos pais, mas de forma lúdica e com a marca da Marinha do Brasil. Por isso, nós estamos camuflados, com um uniforme do Projeto, para que a criança veja como os pais delas trabalham. Nosso propósito é desfazer um pouco aquela impressão dos pais que saem de casa de manhã e só voltam à noite, e os filhos não têm a noção de como é o trabalho deles” completou o Almirante.

   

VA (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão abre o Projeto “Família, Adsumus!”

   

        Depois do almoço, as equipes partiram à “Caça ao Tesouro”, uma atividade com tarefas semelhantes às empregadas nos exercícios militares de orientação. Conforme os competidores iam respondendo as charadas, recebiam os azimutes e as distâncias. Depois de passarem pelos cinco objetivos, as equipes encontraram o Baú do Tesouro. Pais e filhos se dividiram nas tarefas para completarem a prova. Cada criança recebeu como prêmio uma plaqueta individual de identificação militar, além de muitas guloseimas. “É uma oportunidade ímpar poder mostrar para os nossos familiares como é a vida de um Fuzileiro Naval. Ficar correndo de um lado para o outro, atrás de algum objetivo que a gente sempre alcança. É muito bom a minha filha, ainda tão nova, ter a oportunidade de experimentar um pouco da atividade que o pai faz”, declarou o Sub-oficial Antônio Renato de Freitas Soares, que serve na Assessoria Jurídica do CPesFN e estava acompanhado da filha Giovanna Lamego Barbosa de Freitas, de 8 anos.

   
   

        A segunda atividade do dia garantiu ainda mais beleza ao cenário do Projeto. Numa bela tarde de Sol, pais e filhos participaram do “Festival de Pipas”, colorindo o céu azul da Ilha da Marambaia. O momento foi de total integração da Família Naval que aproveitou para descansar, jogar bola e brincar com os novos amigos. O servidor civil Luciano Euclides do Santos, Técnico de Radiologia do Ambulatório Naval de Campo Grande estava acompanhado da esposa grávida e das duas filhas e disse que o “Família, Adsumus!” foi uma chance de aproveitar a família na época das férias escolares.

   
   

        O dia ainda guardava algumas surpresas. Os aniversariantes receberam a benção do Capelão Naval do CADIM, Capitão-de-Fragata (CN) Agostinho Justino dos Santos e cantaram “Parabéns a você” em mais um momento de união da “Família, Adsumus!”. Os que ainda tiveram fôlego, foram convidados a assistir o filme “Rio” na Capela Nossa Senhora das Dores, que se transformou numa grande sala de cinema

   
   

        Na manhã seguinte, assim como no dia-a-dia dos militares, os participantes foram acordados com o toque de “Alvorada” e depois do café partiram para o Pátio da Bandeira. O Cerimonial à Bandeira foi presidido pelo Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão. O Imediato do CPesFN, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Jorge Nerie Vellame também esteve presente. Durante o cerimonial, houve o canto do Hino Nacional, a presença da Guarda Armada e os “Urras” do Cerimonial à Bandeira, tradição do Corpo de Fuzileiros Navais – que foi autorizado, uma vez que o “Urras” são executados apenas no Cerimonial da Bandeira, no ARRIAR.

   
   

        Para seguirem rumo à Praia Suja na “Caminhada Ecológica”, as crianças e adolescentes foram convidados a se camuflarem. A felicidade em verem seus filhos camuflados e o orgulho em mostrar as suas famílias o dia-a-dia de suas atividades ficou visível no rosto e atitude de muitos militares que aproveitaram e se camuflaram também. O Sub-oficial (FN-CT) Fábio Sacinelo de A. Andrade que também pintou seu rosto, disse que o filho estava relutante em se camuflar, mas conforme ele foi explicando a importância da atividade durante uma missão o filho se entusiasmou.

   
   

        Após a caminhada de dois quilômetros, os participantes receberam a palestra “Projeto Botinho” do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. O Primeiro-Tenente (BM) Cássio Juliane da Silveira e o Cabo (BM) Bruno Gonçalves de Freitas do 1º Grupamento Marítimo do Rio de Janeiro deram orientações sobre conduta no mar e primeiros-socorros em caso de afogamento. As crianças participaram ainda de uma corrida na praia e tomaram banho de mar.

   
   

        Para celebrar a primeira edição do projeto “Família, Adsumus!”, oito mudas de árvores frutíferas foram plantadas na Praça Sebastopol, na Ilha da Marambaia.

   

Equipe Charlie plantando uma muda de Goiabeira

   

        Antes do embarque dos participantes de volta ao Rio de Janeiro, o Comandante do CPesFN, Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão encerrou o evento. O Comandante do CPesFN e o Imediato fizeram questão de participar de todas as atividades do Projeto.
       “As palavras chegam a faltar num momento de despedida como este, principalmente pelos momentos agradáveis que passamos juntos. Podemos dizer que aqui foram criadas relações de amizades muito grandes. Fico muito feliz em ver a participação de pais e filhos. Não posso deixar de agradecer e parabenizar toda a equipe de coordenação, com um Bravo Zulu, e também a todos vocês que estiveram conosco nestes dois dias”, declarou o Almirante.
       Ao final da palestra foram sorteados brindes e cada família recebeu a foto de lembrança do “Família, Adsumus!”.

   

SO (FN-ES) Rubens dos Santos Pereira recebe das mãos do VA (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão 
a foto lembrança do “Família, Adsumus!”, representando todas as famílias participantes do Projeto

   

        Ainda como parte do Projeto, o “Concurso Fotográfico – Um olhar sobre as belezas da Ilha da Marambaia” irá premiar as três melhores fotos do evento. Cada família terá até o dia 10 de agosto para enviar uma foto impressa no tamanho 20 X 25 cm. O primeiro lugar ganhará um notebook, o segundo colocado uma máquina fotográfica digital e o terceiro lugar um porta-retrato digital. A premiação do Concurso acontecerá no dia 23 de agosto, no refeitório do Batalhão Naval na Fortaleza de São José/RJ.
       O Projeto “Família, Adsumus!” contou com o apoio da POUPEX, Casa Cruz, Ótica Nacional e Mega Joww – Uniformes Militares.
                 

 
 
MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Copyright © 2007 - CGCFN - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Fortaleza de São José - s/nº -Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 21911-000
Marinha do Brasil Portal do Governo Federal