Portal do Governo Federal Portal do Governo Federal
A História do CFN
Bandas de Música


BANDA SINFÔNICA


      Com origem na música marcial, a rigor, a primeira Banda de Música surgiu na Marinha em 1872, criada pelo Aviso nº 22 de 24 de janeiro, e pertencia ao Corpo de Imperiais Marinheiros. Em 1965, devido aos vários concertos apresentados, foi denominada Banda de Concerto do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). No dia 08 de março de 1974, por ocasião do Concerto Sinfônico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em comemoração ao 166º aniversário do CFN, recebeu o título de Banda Sinfônica. Dessa forma, a estrutura sinfônica da banda foi criada desde a década de 70 e que, hoje, possui um vasto repertório constituído dos mais variados gêneros musicais, os quais se estendem do erudito ao popular.

 


Igreja da Candelária - Rio de Janeiro - RJ

      A Banda Sinfônica é composta por 90 executantes e um coro de 25 vozes, entre Oficiais regentes, Suboficiais e Sargentos Fuzileiros Navais, de ambos os sexos, servindo na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro, construída em 1736.



Natal de Luz - Petropólis - RJ


      Dentre as apresentações no exterior, pode-se destacar, em 1952, um concerto sinfônico para Sua Majestade a Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham - Inglaterra; em 1996 foi  considerada a melhor banda do 5º Festival Internacional de Bandas Militares realizado em Módena - Itália; realizou um concerto por ocasião da inauguração do Teatro Tom Jobim, na cidade de Assunção - Paraguai, em 30 de agosto de 1996; e o concerto no 1º Festival Internacional da Cultura das três fronteiras (Brasil, Argentina e Paraguai), na cidade de Puerto Iguazú, Argentina, em 23 de junho de 2004. No país, vem se apresentando em diversos eventos culturais, em vários estados e, consequentemente, recebe inúmeros convites acompanhados de vistosos elogios.

 


Apresentação em Belém - PA


       Logo, a Banda Sinfônica vem dando ênfase aos eventos nos quais se apresenta e atua como forte veículo de relações públicas para o Corpo de Fuzileiros Navais e para a Marinha do Brasil.

 


Parada após o Pôr-do-Sol - Fortaleza de São José
Rio de Janeiro - RJ


SESC - Goiânia - GO



SESC - Palmas - TO





Teatro da Paz - Belém - PA

 
voltar ao topo
MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Copyright © 2007 - CGCFN - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Fortaleza de São José - s/nº -Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 21911-000