Portal do Governo Federal Portal do Governo Federal
A História do CFN
O Batalhão Naval

Histórico

Localizado na histórica Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, herdou um passado de mais de 147 anos, desde 24 de novembro de 1852, quando teve seu regulamento aprovado pelo Decreto n° 1.067-A, assinado pelo Imperador D.Pedro II.
Portanto, o nome Batalhão Naval é uma homenagem às glórias do Btl Naval do século XIX.


Pórtico da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, 1736. Óleo sobre a Tela de Álvaro Martins

Participou da campanha contra Aguirre (República Oriental do Uruguai), destacando-se na batalha da tomada do Forte Sebastopol na cidade de Paissandu (1864).


Tomada do Forte Sebastopol na Batalha do Paissandu, 1864. Óleo sobre a Tela de Álvaro Martins.

Participou da campanha contra o Paraguai(Guerra da Tríplice Aliança), destacando-se na Batalha Naval do Riachuelo.

 


Soldados do Batalhão Naval na Guerra do Paraguai, 1865. Óleo sobre a Tela de Álvaro Martins.

Durante toda história, o Batalhão Naval participou de diversas operações militares e cívico-militares tendo presença ativa na história brasileira.



Olavo Bilac, lendo pela primeira vez a Oração à Bandeira no pátio do Batalhão Naval em 19 de novembro de 1915. Óleo sobre tela de Álvaro Martins.


Nos dias de hoje, com a especialização do Corpo de Fuzileiros Navais, as atividades operativas foram deslocadas para Organizações Militares específicas, ficando o Batalhão Naval responsável pela manutenção da Fortaleza de São José e pelas representações do CFN.


Atribuições


Cabe ao Batalhão Naval apoiar, nas atividades de administração financeira, de pessoal, segurança e serviços gerais, as Organizações Militares sediadas na Fortaleza de São José (ou seja, o Comando-Geral do CFN, o Comando de Pessoal e o Comando do Material de Fuzileiros Navais) e fornecer as representações para solenidades cívicas e cívico-militares.


Cabe, ainda, ao Batalhão Naval, a manutenção de atividades especiais desempenhadas pela Companhia de Polícia e pela Companhia de Bandas.

 

 

 
voltar ao topo
MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Copyright © 2007 - CGCFN - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Fortaleza de São José - s/nº -Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 21911-000